Núcleo de Pesquisa
em Cenografia

Matrículas abertas

Período: de 01 de abril a 06 de julho

Carga horária: 50 horas/aula.

Encontros: Toda segunda-feira de 19h as 22h + 1 encontro extra em horário alternativo combinado previamente

 

Horário de funcionamento da Secretaria de Cursos

Seg a sex, 15h – 19h
Sáb, 10h – 15h

ou pelo e-mail cursos@galpaocinehorto.com.br

 

O Núcleo de Pesquisa em Cenografia se propõe como um espaço de pesquisa teórico e prático sobre o espaço da encenação. Um lugar propício ao pensamento criativo e crítico sobre a cenografia em diferentes contextos históricos e geográficos com foco na cenografia desenvolvida na América Latina e suas peculiaridades.

No primeiro semestre de 2024, o Núcleo de Pesquisa em Cenografia propõe:

  1. Analisar deforma crítica a história da cenografia desde a sua origem aos tempos atuais, percorrendo os trabalhos dos principais cenógrafos no mundo e no Brasil;
  2. Discutir questões éticas e estéticas que perpassam o trabalho do profissional da cenografia;
  3. Compartilhar discussões com profissionais da cenografia de Belo Horizonte;
  4. Criar um laboratório de pesquisa prática para abordar questões referentes ao processo de criação de uma cenografia abordando temas como: maquetes (físicas e digitais; moodboard; elaboração de projetos cenográficos; detalhamento de projetos; comunicação entre projeto e diversas áreas subjacentes a cenografia como, por exemplo a cenotecnia e o design, dentre outros);
  5. Visita técnica a um teatro da cidade para uma aula prática de cenografia;
  6. Elaboração do projeto para a Mostra de Trabalhos do final do semestre.

 

Coordenação

Luiz Dias é diretor de arte, formado em Teatro pelo Cefart – Palácio das Artes e pós-graduado em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Pitágoras e formação complementar em cenografia com Raul Belém Machado, J.S. Serroni, Renato Bolelli e Vera Hamburguer, além de participações de eventos como 19ª Quadrienal de Praga. Atua em espetáculos de formatura de escolas de formação técnica como Cefart (“Baque”, “O Maior Trem do Mundo”, “Eclipse Solar”) e Teatro Universitário (“Baile”). Destaca a parceria na pesquisa de linguagem híbrida entre cinema e teatro com o diretor Ricardo Alves Jr. (“Vaga Carne”, “Tudo o que você podia ser”, “Parque de Diversões”, “Eclipse Solar” e “Zoom”) e com a Cia de Dança de Paraopeba: “Tchibum”, “Pasmem” e “Caôca”.