V SEMINÁRIO SUBTEXTO EM DIÁLOGO | O Teatro fora do teatro

O V Seminário Subtexto em Diálogo, pela primeira vez em formato virtual, convida artistas, professores, críticos e pesquisadores das artes da cena para discutirem experiências artísticas, pedagógicas e de gestão realizadas nos dois últimos anos, fortemente afetadas pela pandemia de Covid-19. Com os teatros, escolas e centros culturais fechados, foi necessário buscar um teatro fora do teatro, sem a presença física e o espaço convencional.

Dividido em cinco mesas (criação, crítica, pedagogia, gestão e espacialidade), cinco mediadores e dez convidados de 4 estados do país discutirão o assunto a partir de suas reflexões e experiências. 

O seminário acontecerá nos dias 28 e 29 de setembro, a partir das 14h, e terá exibição ao vivo e gratuita pelo Canal do YouTube do Galpão Cine Horto.

A partir desse encontro será produzida a 16ª Subtexto – Revista de Teatro do Galpão Cine Horto, que conterá textos decorrentes das discussões do seminário.

MESA 1 (Acesse e ative o lembrete)

28/08 – 14h às 15h30

Mediação de Marcos Coletta (MG)

Convidadas: Mariana Muniz (MG) e Henrique Fontes (RN)

Título da mesa: Dramaturgia e encenação em experimentações cênicas não-presenciais

MESA 2 (Acesse e ative o lembrete)

28/08 – 16h às 17h30

Mediação de Julia Guimarães (MG)

Convidados: Paloma Franca Amorim (PA) e Luciana Romagnolli (MG)

Título da mesa: Política e poética das plataformas digitais: uma aproximação crítica

MESA 3 (Acesse e ative o lembrete)

28/08 – 18h às 19h30

Mediação de Thálita Motta (MG)

Convidados: Sávio Araújo (RN) e Ed Andrade (MG)

Título da mesa: O espaço sem lugar: pensar a cenografia no tempo digital

MESA 4 (Acesse e ative o lembrete)

29/08 – 14h às 15h30

Mediação de Chico Pelúcio (MG)

Convidados: Paulo Feitosa (CE) e Fernando Yamamoto (RN)

Título da mesa: Pistas e caminhos para a sobrevivência do teatro de grupo no pós pandemia

MESA 5 (Acesse e ative o lembrete)

29/08 – 16h às 17h30

Mediação de Reginaldo Santos (MG)

Convidados: Luciana Cezário (MG) e Raysner de Paula (MG)

Título da mesa: Poéticas da cena e seu ensino em tempos pandêmicos

OFICINAS DE VERÃO 2023 NO GCH

23 de janeiro a 17 de fevereiro

 Aproveite essa oportunidade e inscreva-se! Vagas limitadas!

Material necessário: Roupas confortáveis que possibilitem a movimentação; bloco para anotações e caneta.

 

OFICINAS DE VERÃO 2023 – PRESENCIAIS

(Realizadas no Galpão Cine Horto)

 

Ana Hadad – Belo Horizonte (MG)

 “Voz Falada: verbo que instaura ação”

23 a 27 de janeiro – 9h às 12h

(segunda a sexta)

 

Nessa oficina, com as palavras e seus sons, suas possibilidades criadoras e criativas, suas fronteiras corporais e espaciais, experimentaremos como a voz pode estabelecer realidades, provocar reações e conduzir a dramaturgia. A partir da análise de textos cênicos contemporâneos vamos deixar que as palavras provoquem as interlocuções contidas nas situações estabelecidas.

 

Carga horária: 15 horas/aula (5 encontros de 3h cada).

Vagas: 20 participantes

Público alvo: Intérpretes, estudantes da cena e comunidade em geral.

Investimento: R$ 200,00

Número mínimo de participantes: 04 

Material necessário: caderno, papel e caneta 

 

INSCRIÇÕES ATÉ O DIA: 20.01.23

 

Julio Maciel (Grupo Galpão) – Belo Horizonte (BH)

 “Uma Breve Experiência de Criação em Grupo”

30 de janeiro a 03 de fevereiro – 10h às 13h

(segunda a sexta)

 

Esta oficina se propõe a desenvolver pequenas cenas elaboradas em grupo a partir da técnica de workshops rápidos, além de exercícios de presença, atenção e escuta coletiva. O envolvimento na criação de uma cena nasce no indivíduo, mas é potencializado através do trabalho em grupo, quando vários olhares se voltam para o mesmo objetivo na busca de um melhor caminho para a sua realização, assim quando uma cena é “levantada” e colocada a prova todos os envolvidos no trabalho se tornam criadores e responsáveis pelo resultado obtido.

 

Carga horária: 15 horas/aula (5 encontros de 3h)

Vagas: 18 participantes

Público alvo: Atores e Estudantes de Teatro

Investimento: R$ 200,00

Número mínimo de participantes: 06 alunos

Material necessário: Roupas confortáveis para trabalho prático, bloco de anotações e caneta

INSCRIÇÕES ATÉ O DIA: 27.01.23

 

 

Dimir Viana e Gabriela Chiari – Belo Horizonte (MG)

 

“Teatro do Oprimido – Iniciação prática e teórica sobre o método de Augusto Boal”

13 a 17 de fevereiro – 9 às 12h

(segunda a sexta)

 

O objetivo da oficina é proporcionar aos participantes uma abordagem de caráter prático e teórico acerca do método teatral criado pelo brasileiro Augusto Boal. Dentre as ações previstas teremos, além da realização de jogos do arsenal do Teatro do Oprimido, a prática específica da técnica de Teatro Fórum. 

 

Carga horária:15 horas/aula (5 encontros de 3h cada).

Vagas: 30 alunos

Público alvo: Pessoas interessadas em conhecer e praticar o método de Boal podendo ser atrizes e não atrizes, atores e não atores com idade mínima de 16 anos.

Investimento: R$ 200,00

Número mínimo de participantes: 10 alunos

Material necessário: Roupas confortáveis e material para registro de informações.

INSCRIÇÕES ATÉ O DIA: 05.02.22

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

Inscreva-se já e garanta sua vaga! 

 

informações: cursos@galpaocinehorto.com.br

As oficinas somente acontecerão se houver o número mínimo de participantes 

 

CURRÍCULOS DOS OFICINEIROS:

 

Ana Hadad (Belo Horizonte/MG):

Ana Hadad é artista de teatro (atriz, cantora, diretora de texto, professora de canto, diretora cênica), mestre em Artes Cênicas pela UFMG e professora efetiva do CEFART – Palácio das Artes. Possui atelier próprio em que desenvolve sua pesquisa: Casa da Voz – Atelier de Criação Artística. É parceira de diversos artistas e grupos teatrais: Ernani Maletta, Francesca Della Monica, Grupo Quatro Los Cinco, Rita Clemente, Amora Tito, Michele Bernardino, Raquel Castro, Thálita Motta, Grupo Armatrux, entre outros.

 

Julio Maciel (Belo Horizonte/MG):

Ator e diretor teatral, formado pelo curso técnico do Teatro Universitário da UFMG em 1989.Passou a integrar o Grupo Galpão no ano de 1990, tendo participado como ator de vários espetáculos do grupo além da direção de Till a Saga De Um Herói Torto em 2009.Nos últimos vinte anos vem sendo convidado por grupos de teatro de diversas cidades brasileiras para dirigir e ministrar oficinas sobre a arte do ator.

Formação profissional:

* Formou-se como ator no curso técnico do Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais em 1989;

* Integrante do Grupo Galpão desde 1990;

* Experiência Profissional resumida

* Assinou a dramaturgia do espetáculo “Papo de Anjo”, do projeto Cine Horto Pé na Rua; (2005);

* Direção do Espetáculo “In Memoriam” em 2004 no Oficinão Galpão Cine Horto juntamente com Chico Pelúcio e Lydia Del Pichia;

* Direção do espetáculo: “Bendita a voz entre as mulheres” em 2003 – Juntamente com Ana Domitila;

* Direção do Espetáculo “A Vida é Sonho” em 2003 no Oficinão Galpão Cine Horto;

* Direção do espetáculo “Caixa Postal 1500” em 1999 no Oficinão Galpão Cine Horto;

COMO INTEGRANTE DO GRUPO GALPÂO:

* Atuou no espetáculo “ Outros ” 2018 – Direção Marcio Abreu

 * Atuou no espetáculo “ Nós” 2016 – Direção Marcio Abreu

* Atuou no espetáculo” De Temos Somos” 2014 –Direção Simone Ordones e Lydia Dell Pichia

* Atuou no espetáculo “os Gigantes da Montanha” 2013 – Direção: Gabriel Vilela

* Atuou no espetáculo “Eclipse” 2011 – Direção: Jurij Alschitz

* Dirigiu o espetáculo: “TILL  – A saga de um herói torto”– 2009;

* Atuou no Espetáculo: “Pequenos Milagres” – Direção: Paulo de Moraes – Ano 2007;

* Atuou no Espetáculo “O homem é um Homem” de Bertolt Brecht com adaptação e direção de Paulo José em 2005;

* Atuou nos espetáculos de Gabriel Vilela “Romeu e Julieta – 1992” e “A rua da Amargura -1994” do Grupo Galpão;

* Atuou no espetáculo “Álbum de Família” –  Direção: Eid Ribeiro – 1990.

 

Dimir Viana (Belo Horizonte/MG):

Dimir Viana é ator formado no CEFAR (Palácio das Artes). É Licenciado em Pedagogia e em Teatro pela UFMG, Mestre em Educação pela UFMG e Doutorando em Educação pela UNICAMP e Università di Bologna (Itália).

Multiplicador de Teatro do Oprimido junto ao Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro. Seu mestrado deu origem à publicação do livro Teatro do Oprimido na Educação de Jovens e Adultos (Appris,2016).

Atua com o Teatro do Oprimido em diversos movimentos sociais no Brasil e no exterior. Tem experiência docente em escolas públicas, cursos universitários e organizações de formação continuada de professoras e professores bem de profissionais atuantes em organizações da sociedade civil.

 

Gabriela Chiari (Belo Horizonte/MG):

Gabriela Chiari é Bacharel e Licenciada em Artes Cênicas pela UFMG, Mestre em Teatro pela UNIRIO e Doutora em Teatro pela UFMG.

Multiplicadora do Teatro do Oprimido desde 1999. Seu Mestrado e Doutorado são sobre a metodologia criada por Augusto Boal. O Laboratório Madalenas, Teatro das Oprimidas, O Arco- Íris do Desejo e o Teatro Legislativo são seus temas de investigação.

Lecionou teatro no Centro Pedagógico da UFMG, Palácio das Artes (CEFART), Escola Livre de Artes (Arena da Cultura), na MOVE Cultura e tem experiência em Cursos de Extensão Universitários na UNIRIO e na UFMG, sobre o Teatro do Oprimido.

Desenvolveu o Teatro Legislativo no mandato da Vereadora Cida Falabella entre 2017 e 2020.