TEATRO PARA EDUCADORES

Núcleos de Pesquisa 

Coordenados por profissionais com importante atuação no mercado cultural, os Núcleos de Pesquisa do Galpão Cine Horto acontecem em períodos e formatos distintos, de acordo com as especificidades de seu conteúdo.

Teatro para educadores

O núcleo de pesquisa em Teatro para educadores é desenvolvido ao longo de dois módulos, sendo um por semestre. Este núcleo tem por objetivo fomentar a pesquisa na área de Teatro-Educação por meio do estímulo e instrumentalização de educadores/ educadores sociais que tenham (ou queiram ter) o teatro como elemento de atuação em sala de aula/grupos, a fim de desenvolverem projetos junto de suas respectivas escolas/instituições.

 Módulo I: A partir de aulas práticas, reflexões sobre o trabalho realizado e discussões de textos teóricos sobre teatro-educação, o educador participante terá a possibilidade de ampliar e enriquecer sua prática pedagógica na troca permanente com o coletivo, familiarizando-se com as particularidades e especificidades do exercício teatral e reconhecendo o teatro como um saber, sem perder de vista a sua própria vivência artística.

O Módulo II: Tem por objetivo propor um trabalho de pesquisa, práticas e discussão do conceito e do espaço do teatro dentro do ambiente escolar, estendendo esses conhecimentos nas escolas a partir de intervenções/projetos desenvolvidos pelos participantes em busca do fazer artístico na sala de aula, com acompanhamento da coordenação do Núcleo.

Público Alvo: Professores(as) das Redes Estadual e Municipal de Educação, Educadores(as) Sociais e Agentes de Cultura, Estudantes de teatro, atores, atrizes e professores da rede privada que tenham o desejo de implementar/complementar a prática do teatro em suas escolas/ grupos/instituições.

Vagas: 15 bolsas para professores da rede municipal e estadual. Seleção mediante breve currículo e carta de intenção enviadas até dia 31 de março.

Carga horária e dias de aula

Segundas- feiras- de 19h as 22h

Módulo I – 40 horas/aula – de 13 de abril a 06 de julho

Módulo II – 40 horas – a partir de agosto – negociadas com cada grupo de trabalho e pesquisa.

Gláucia Vandeveld – Atriz, formada pela Escola de Arte Dramática da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – EAD. ECA. USP. Professora integrante do Núcleo Pedagógico do Galpão Cine Horto desde 1999, onde coordena o Núcleo de Pesquisa em Teatro para Educadores. Ministrou oficinas para educadores e adolescentes no FETO- Festival Estudantil de Teatro, no FITUB- Festival Internacional de Teatro Universitário da FURB- Universidade de Blumenau e FIT- Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte. Integra a equipe de arte educadoras do Projeto “A Arte Como Possibilidade de Liberdade”, desenvolvido durante os anos de 2016/2017 no Complexo Penitenciário Estevão Pinto – PIEP e atualmente no Centro Sócio Educativo São Jerônimo/BH. Coautora do livro “Galpão Cine Horto: uma experiência de ação cultural”, Edições CPMT, 2014. Como atriz atuou com vários coletivos, entre eles o Grupo Espanca. Atualmente atua nos espetáculos “Jornada” sob a direção de Vinícius Souza e “Banho de Sol” da Zula Cia. de Teatro, além de trabalhos no cinema, entre eles: “Arábia” de Affonso Uchoa e João Dumans, “ANGELA” e “Antes que o Verão Acabe” de Marília Nogueira e “No Coração do Mundo” de Gabriel Martins e Maurílio Martins.

Cadastre-se em nossa newsletter

E-mail*

Entre em contato

Rua Pitangui, 3613, Bairro Horto
Belo Horizonte - MG - Brasil - CEP.: 31030-065

+55 31 3481-5580

contato@galpaocinehorto.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta das 9h às 22h, sábado das 9h às 17h e domingo das 15h às 21h.
Bilheteria – Aberta sempre 2h antes das apresentações.
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) - segunda a sexta das 14h às 19h

Como Chegar