Cena-Espetáculo

Idealizado em 2008, como um desdobramento do Festival Cenas Curtas, o Cena-Espetáculo tornou-se um projeto independente a partir de 2010. Através de um edital, o Galpão Cine Horto propõe a grupos e artistas interessados a criação de breves rascunhos de cena, de cinco a oito minutos, apresentados em uma mostra aberta ao público. Dessa mostra, quatro rascunhos foram selecionados para se desenvolverem em cenas de 15 minutos, que serão apresentadas no mostra competitiva do Festival de Cenas Curtas. Dentre essas quatro, uma será escolhida pela banca e pelo voto popular para receber o apoio do Galpão Cine Horto e levar a cena aos palcos no formato de espetáculo de longa duração.

Nessa 21ª edição do Festival Cenas Curtas, as cenas serão exibidas no canal do Youtube do Galpão Cine Horto, com sessões nos quatro dias de festival, às 20h.  Os ingressos custam R$5 e dão direito a um voto. 

Conheça as cenas selecionadas:

Campo Minado

Por Luscas Gonçalves

Atormentado pela memória-bomba, um jovem adulto luta para enxergar as estratégias que fazem a sua subjetividade ser sua inimiga. Aos poucos, percebe que sua vida está por um triz. Mas não há muito o que ser feito, ele está condicionado a viver em um campo minado e que, a qualquer momento, pode se tornar apenas pedaços de um homem-menino.

Direção: Graziele Sena
Texto e atuação: Luscas Gonçalves

hAbitAr

Por Coletivo do real

Existe uma linha invisível que deixa nosso rastro por onde passamos desde o momento em que choramos ao ver o mundo pela primeira vez. Criar um espaço, situação e cena no teatro já pressupõe a invenção de uma realidade, sim? Ou não! Nesse jogo anunciado, três artistas brincam entre constatação do momento presente e a contação imersa de fatos reais ou ficcionais misturando linguagens cinematográficas e recursos da tecnologia da cena como a luz, cenários e trilha que por vezes são manipulados em tempo real pelas
mesmas. Mas afinal, que ”tempo ” é esse?

Concepção e atuação: Amora Tito, Clara Fadel e Régelles Queiroz
Provocadora: Rita Clemente
Dramaturgia: Amora Tito
Preparação vocal: Michelle Bernardino
Iluminação: Gato de luz
Vídeo e Trilha: Kleber Bassa
Cenário e figurino: Régelles Queiroz
Produção: Bruno Pimenta

Neguinho Prefeito

Por Neguinho Presidente

Neguinho é um ativista que compreende que deve ocupar os espaços da gestão pública, para lá dentro ser um agente modificador do sistema. Mas, para isso, precisa jogar com esse sistema de forma que não seja limado em suas primeiras ações.

Direção: Lucas Costa
Dramaturgia: Sartre Silva
Figurino e Cenário: Steysse Reis
Elenco: Angelo Dias, Douglas Costa, Julio Nlongi, Larissa Ferreira, Maria Vitória
Iluminação e Sonoplastia: Lucas Costa

Uma, Outra

Por Breve Cia

As atrizes contam o que fizeram, do momento em que acordaram até o momento em que chegaram para fazer esta cena. As duas interpretam mulheres que se multiplicam em muitas outras. Elas querem falar de amor, de afeto, de memórias. São mulheres que amam outras mulheres. Elas, mulheres negras, querem falar de amor sem dor. Sem dor?

Concepção e atuação: Anair Patrícia e Renata Paz
Direção e dramaturgia: Amora Tito
Iluminação: Gato de Luz
Figurino: Adriano Borges
Preparação Vocal: Michele Bernardino
Comunicação e Produção: Kelli Oliveira