Programa de
Ações Formativas
em Teatro (PAFT)

O Programa de Ações Formativas em Teatro (PAFT) busca fazer da ida ao teatro, uma atividade que não termina nela mesma. Ser professor/a dos anos iniciais implica responsabilizar-se por diversas áreas de conhecimento e, com o intuito de dar ao professor que não tem formação específica em teatro e quer ou é designado para trabalhar com essa arte na escola, desenvolvemos um projeto para capacitar os professores a atuarem como mediadores na relação entre o teatro e seus alunos.

A carga horária do Programa de Ações Formativas em Teatro (PAFT) de 12horas/aula permite apresentar e vivenciar práticas teatrais, pautadas nas noções de acontecimento e experiência. Nesse espaço, a vivência dos professores é priorizada, no intuito de compreenderem de que maneira as representações simbólicas e estéticas são construídas no teatro. A proposta do PAFT é baseada em jogos: sensoriais, lúdicos, intermediários, teatrais e discussões advindas das reflexões pós-jogos.

Os jogos sensoriais (de exploração do sensível e do sinestésico), permitem receber os professores de forma mais agregadora, pessoal, silenciosa e intimista, trabalhando com os sentidos, as sensibilidades e as sensações do jogador. Os jogos lúdicos constituem as brincadeiras cantadas, de faz de conta e de roda, jogos tradicionais, jogos de mãos e copos, etc., que dizem respeito à brincadeira espontânea. Jogos intermediários foi uma expressão criada por nós para os jogos que se encontram entre os lúdicos e os teatrais. São jogos que, de alguma forma, permitem a distribuição do foco para alguns jogadores, sem criar uma relação explícita entre jogador e plateia, embora permitam perceber o ato de mostrar-se para o outro.