"A Prata da Casa": Festival Cenas Curtas do Galpão Cine Horto completa 25 edições como um dos festivais de teatro mais importantes do Brasil.O evento celebra uma trajetória ininterrupta desde 2000 com programação comemorativa que traz ao Teatro Wanda Fernandes e ao Corredor Cultural Leste diferentes atrações como Cenas de Palco, Cenas de Rua, Cena-Espetáculo, Cena-Escola, Rolês e um Baile de 25 Anos. Além de artistas de BH e interior de Minas Gerais, o público vai poder conferir trabalhos de vários estados brasileiros, entre Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Amazonas e Distrito Federal.
"A Prata da Casa": Festival Cenas Curtas do Galpão Cine Horto completa 25 edições como um dos festivais de teatro mais importantes do Brasil.O evento celebra uma trajetória ininterrupta desde 2000 com programação comemorativa que traz ao Teatro Wanda Fernandes e ao Corredor Cultural Leste diferentes atrações como Cenas de Palco, Cenas de Rua, Cena-Espetáculo, Cena-Escola, Rolês e um Baile de 25 Anos. Além de artistas de BH e interior de Minas Gerais, o público vai poder conferir trabalhos de vários estados brasileiros, entre Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Amazonas e Distrito Federal.
Tradicional evento que celebra as artes cênicas em Belo Horizonte (MG), o Festival Cenas Curtas do Galpão Cine Horto chega à sua 25ª edição com o tema “A Prata da Casa”, a partir do sábado, dia 21 de setembro, numa programação que se estende até o final de semana seguinte, no dia 28 de setembro, no Galpão Cine Horto e seus arredores, que formam o chamado Corredor Cultural Leste (no qual também estão a Gruta e o Teatro 171). Reunindo diversas manifestações teatrais, o evento se consolidou ao longo de um quarto de século como um dos mais importantes festivais de teatro do Brasil, sendo reconhecido por estimular a criatividade, a pesquisa e a inovação artística, contando com o patrocínio via Lei Federal de Incentivo à Cultura, Instituto Unimed-BH, viabilizado pelos mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores.
“São 25 anos de história de um dos festivais de teatro que, talvez, mais fomentou, apoiou e incentivou produções investigativas no sudeste do nosso país. Por priorizar e incentivar artistas de Belo Horizonte e Minas Gerais, o Cenas Curtas é o encontro teatral que mais forma grupos, incentiva novos espetáculos, acolhe a pesquisa e, por isso, é o que mais influencia e afeta positivamente o teatro da capital mineira. Acolhemos e incentivamos o risco e o erro como caminho para o novo”, ressalta Chico Pelúcio, diretor do Galpão Cine Horto.
Ao longo desses 25 anos, muitos espetáculos, diretores, atrizes e atores, grupos, cenógrafos, dramaturgos e técnicos puderam experimentar e amadurecer suas criações no Cenas Curtas. Na história do Festival, destacam-se trabalhos de artistas com alcance nacional no teatro brasileiro e outras linguagens, como Companhia Brasileira de Teatro, Dudude, Grupo Espanca!, Quatroloscinco Teatro do Comum, Lá da Favelinha, Armazém Cia de Teatro, Clowns de Shakespeare, Zaika dos Santos e Grupo dos Dez. Entre centenas de exemplos, citamos um do início dos anos 2000, o espetáculo de sucesso nacional “Por Elise”, que também deu origem ao Grupo Espanca! e mais recentemente, “Rosa Choque”, do coletivo Os Conectores, que chegou a se apresentar em Portugal. Além disso, já estabeleceu parcerias com festivais de Manaus, Goiânia, Curitiba, Cabo Frio, Uberlândia, Rio de Janeiro, Niterói, Angra dos Reis, entre outros.
Em sete dias de encontros, o público vai encontrar Cenas de Palco, Cenas de Rua, Rolês, Cena-Espetáculo, Cena-Escola, Boteco Crítico, em parceria com o Horizonte da Cena, conduzindo os Debates do Dia Seguinte, e uma grande Festa de Encerramento, o Baile dos 25 Anos. Acreditando na arte e no afeto como uma possibilidade de continuar, apresentamos uma programação diversa, de artistas e pessoas que falam, dançam, cantam, fazem festa, reflexão social e performam em diferentes manifestações teatrais, por diferentes movimentos.
- As Cenas de Palco são as principais atrações do festival, com duração máxima de 15 minutos cada, selecionadas por uma comissão formada por artistas do Galpão Cine Horto e especialistas da cena de BH.
- Os Rolês são intervenções artísticas que acontecem nos arredores do Galpão Cine Horto, após as apresentações das Cenas de Palco.
- As Cenas de Rua retornam nesta edição, recuperando uma tradição do Grupo Galpão e do Cine Horto de dialogar com o espaço urbano e especialmente com o Corredor Cultural Leste.
- O Cena-Espetáculo apresenta 4 cenas curtas selecionadas por uma curadoria entre 12 cenas apresentadas em julho deste ano na etapa que chamamos de Rascunho de Cena. Uma delas será a escolhida para receber apoio financeiro e logístico do Galpão Cine Horto para continuar sua pesquisa e se tornar um espetáculo em 2025, após avaliação pela curadoria e pelo público.
- A Cena-Escola traz cenas convidadas de 4 escolas técnicas profissionalizantes de teatro da cidade: Cefart, T.U., CICALT e PUC-Minas.
- E o Boteco Crítico, em parceria com o Horizonte da Cena, que conduzirá os Debates do Dia Seguinte, espaço de troca, descontração e reflexão, sobre as cenas apresentadas na noite anterior, com a participação dos artistas e do público.
- Além das modalidades citadas, o festival também conta com críticas sobre as cenas publicadas nos sites do Galpão Cine Horto e do Horizonte da Cena e o Baile dos 25 anos, com a Orquestra Mineira de Brega e a DJ Black Josie, celebrando 1 quarto de século de história e anunciando as cenas mais votadas.
SERVIÇO
25º Festival de Cenas Curtas – Galpão Cine Horto
De 21 a 28 de setembro, às 20h, no Teatro Wanda Fernandes, Galpão Cine Horto e arredores, Endereço: Rua Pitangui, 3613, Horto.
Cena-Espetáculo
21 de setembro às 20h no Teatro Wanda Fernandes
Entrada gratuita.
Cena-Escola
22 de setembro às 20h no Teatro Wanda Fernandes
Entrada gratuita.
Cenas de Palco
24 a 27 de setembro, às 20h, no Teatro Wanda Fernandes
Ingressos $30 (inteira) e $15 (meia)
À venda na plataforma Sympla ou na bilheteria do Galpão Cine Horto (1 hora antes do evento).
Boteco Crítico
25 a 28 de setembro, às 18h, no Galpão Cine Horto, com Cenas de Palco do dia anterior
Acesso gratuito.
Rolês
Os Rolês serão realizados nos arredores do Galpão Cine Horto (em frente ao Centro Cultural e também na Gruta e no Teatro 171), sempre após as 4 cenas de palco da noite, a partir das 22h, de 24 a 27 de setembro
Acesso gratuito.
Cenas de Rua
28 de setembro, às 16h, em frente ao Galpão Cine Horto
Acesso gratuito.
Baile de 25 Anos com Orquestra Mineira de Brega e a DJ Black Josie
28 de setembro, às 21h, no Teatro Wanda Fernandes
Preço único: R$10
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
SÁBADO (21/09)
20h: Cena-Espetáculo
TED – Babi Amaral [Belo Horizonte/MG] LIVRE
Tempo de Memória – Coletivo Ambô [Belo Horizonte/MG] LIVRE
azedo** – Artur Rogério [Belo Horizonte/MG] 16 ANOS
Karaokétipos – Karaokétipos [Belo Horizonte/MG] LIVRE
Performance convidada: “A margem do rio faz uma estrada muito boa”
DOMINGO (22/08)
20h: Cena-Escola
ANTI-NELSON EM 15 MINUTOS (PUC) 12 ANOS
As Águas do Mundo (T.U.) LIVRE
Cabeça de Papelão (CEFART) LIVRE
Mar e deserto (CICALT) 14 ANOS
TERÇA (24/08)
20h: Cenas de Palco
1) Receita para um Teatro Infantil de Insensata Cia de Teatro [Belo Horizonte/MG] LIVRE
2) Parentela de Nayara Leite [Ribeirão das Neves/MG] LIVRE
3) Músicos do Titanic de Flor Santángelo + Ruy rUy ruY [Rio de Janeiro/RJ] LIVRE
4) Ínterim de Ray Ariana [Belo Horizonte/MG] LIVRE
Entreatos: Macaxeira
Rolê – Área externa do Galpão Cine Horto: En mi casa no hace frío de Ygor Gohan [Belo Horizonte/MG] LIVRE
QUARTA (25/09)
18h às 19h: Boteco crítico
20h: Cenas de Palco
1) Leitura de Portfólio de TeAto do Amanhã [Belo Horizonte/MG] LIVRE
2) Ü Menine de Black cria produções [Belo Horizonte/MG] LIVRE
3) Obrigado Deus por menos um dia de vida de Nadja Kai Kai [Belo Horizonte/MG] LIVRE
4) Segredinhos de Cia artyriaa [Uberaba/MG] 12 ANOS
Entreatos: Simplesmente Marta
Rolê – Corredor do Cine Horto: Mulambo ex-corpo em cacos de Likidah [Taguatinga/DF] 18 ANOS
QUINTA (26/09)
18h às 19h: Boteco crítico
20h: Cenas de Palco
1) A VOGAL EA Lei de Coletivo Artístico de Alunos da UNIRIO [Rio de Janeiro/RJ] 10 ANOS
2) Nem mesmo o lenço da minha filha de Graziele Garbuio [Campinas/SP] 14 ANOS
3) Cada ponto um carnaval de Camila Gonzalez [Rio de Janeiro/RJ] 14 ANOS
4) estado de guerra: uma dramaturgia do fim do mundo de mariana ozório [Belo Horizonte/MG] 12 ANOS
Entreatos: Macaxeira
Rolê – GRUTA!: Buxixo Experimental de Brazilian Kiki House of BUSHIDO [Salvador/BA] 16 ANOS
SEXTA (27/09):
18h às 19h: Boteco crítico
20h: Cenas de Palco
1) Celeste os Causos e o Boi de Pretta Moreno/Grupo Tramoya de Teatro [Uberaba/MG] LIVRE
2) CURA de Grupo Imaginário [Rio de Janeiro/RJ] 16 ANOS
3) Mosca Varejeira de Ava Scherdien [Brasília/DF] 16 ANOS
4) Tucumã & Buriti – As Brocadas do Tarumã-açú de Grupo Jurubebas de Teatro [Manaus/AM] LIVRE
Entreatos: Simplesmente Marta
Rolê – Teatro 171: Vamos Comer Fellini de Misantrupe [Belo Horizonte/MG] 10 ANOS
SÁBADO (28/09)
14h: Feira – Rua Pitangui 3613
16h: Cenas de Rua
1) Este é um corpo com deficiência de Jerônimo Eichler [Belo Horizonte/MG] LIVRE
2) Para Você e Outros Amores – Evandro Nunes [Belo Horizonte/MG] LIVRE
3) Um exu em Nova York de Joana Luz/Encruza Cia de Teatro [Belo Horizonte/MG] 14 ANOS
18h: Boteco crítico
21h: Baile de 25 anos com Orquestra Mineira de Brega e DJ Black Josie