Os Cursos Livres do Galpão Cine Horto se destinam a dois públicos principais: Teatro para Adultos e Teatro para Crianças e Adolescentes. Ambos com uma proposta pedagógica dinâmica e específica, voltada para práticas e vivências necessárias à formação de atriz e ator.
Os Cursos Livres oferecidos pelo Galpão Cine Horto se destinam a dois públicos principais: Teatro para Adultos e Teatro para Crianças e Adolescentes. Ambos com uma proposta pedagógica dinâmica e específica, voltada para as práticas e vivências necessárias à formação do ator.
Aulas
Matrículas a partir de 1º de julho
Início das aulas: 3 de agosto
Término do semestre: 11 de dezembro
Aula Inaugural: 1º de agosto às 20h no Teatro Wanda Fernandes, com a apresentação da peça “Corpo Preto Surdo”, vencedora do Cena Espetáculo 2023
Vagas
6 a 20 estudantes por turma, sendo:
Sala 1 – máximo 20 estudantes
Sala 2 – máximo 15 estudantes
Investimento
✷ 1.410,00 (exceto o Módulo de Criação)
– Desconto de 15% para pagamento por transferência bancária (pix, depósito ou TED) – 1.200,00
– Parcelamento em até 3x pelo Paypal – 3x 470,00
✷ 1.800,00 (Módulo de Criação – 2 aulas semanais)
– Desconto de 15% para pagamento por transferência bancária (pix, depósito ou TED) – 1.530,00
– Parcelamento em até 3x pelo Paypal – 3x 600,00
Atendimento da Secretaria
Seg a Sex, 14h – 19h
Sáb, 10h – 15h
(31) 99424-0217
cursos@galpaocinehorto.com.br
Carga horária
Aulas semanais de 3h
Módulos com duração de 4 meses e meio
Carga horária total de 54h
Aulas
Matrículas a partir de 1º de julho
Início das aulas: 3 de agosto
Término do semestre: 11 de dezembro
Aula Inaugural: 1º de agosto às 20h no Teatro Wanda Fernandes, com a apresentação da peça “Corpo Preto Surdo”, vencedora do Cena Espetáculo 2023
Vagas
6 a 20 alunos por turma, sendo:
Sala 1 – máximo 20 alunos
Sala 2 – máximo 15 alunos
Valor
✷ 1.410,00 (exceto o Módulo de Criação)
– Desconto de 15% para pagamento por transferência bancária (pix, depósito ou TED) – 1.200,00
– Parcelamento em até 3x pelo Paypal – 3x 470,00
✷ 1.800,00 (Módulo de Criação – 2 aulas semanais)
– Desconto de 15% para pagamento por transferência bancária (pix, depósito ou TED) – 1.530,00
– Parcelamento em até 3x pelo Paypal – 3x 600,00
Atendimento da Secretaria
Seg a Sex, 14h – 19h
Sáb, 10h – 15h
(31) 99424-0217
cursos@galpaocinehorto.com.br
Carga horária
• Aulas semanais de 3h
• Módulos com duração de 4 meses e meio
• Carga horária total de 54h
A proposta das atividades é levar o indivíduo criador para um ambiente coletivo e tornar o aprendizado um processo rico e estimulante para crianças, adolescentes e adultos.
Ao longo de mais de duas décadas dedicadas à formação, os Cursos Livres de Teatro do Galpão Cine Horto se baseiam nos mesmos princípios que norteiam o trabalho do Grupo Galpão – a experimentação, o jogo, o estímulo ao ator como criador, a construção do teatro como coletivo – de maneira que o participante possa desenvolver sua escuta, disponibilidade e concentração, elementos imprescindíveis para a prática teatral.
O curso de Teatro para adultos tem seis módulos, cada um com duração de um semestre. Para quem está começando agora, o indicado são as turmas de Introdução ao Teatro. Mas se você já tem alguma experiência, tendo cursado outras aulas e oficinas, pode se inscrever no módulo à sua escolha.
(Segundas, de 9h30 às 12h30) NOVIDADE
(Terças, 19h às 22h)
(Quartas, 19h às 22h)
(Sábados, 14h às 17h)
Este módulo oferece a cada estudante o primeiro contato com elementos para o trabalho de sensibilização e consciência da presença cênica e vocabulários teatrais básicos – escuta, atenção, disponibilidade, energia e observação – fundamentais à experiência do coletivo. A partir de estudos de expressão corporal e vocal, exercícios de concentração, improvisação e leitura de textos, o aluno irá vivenciar a criação de uma dramaturgia própria a partir da experimentação no espaço, ampliando a percepção de si mesmo e do outro.
(Segundas, de 19h às 22h)
(Terças, de 19h às 22h)
(Quartas, de 19h às 22h)
(Sábados, 14h às 17h)
Este módulo pretende instrumentalizar e estimular o aluno a propor a escrita de narrativas autorais e a criação de poemas cênicos a partir de estudos e leituras dramáticas de autores teatrais contemporâneos, da fruição de espetáculos e discussão sobre linguagens e conceitos, e sobre a atuação e dinâmicas de movimento – tempo, espaço, fluxo – explorando práticas de composição e a relação entre espaço-corpo-palavra.
*Módulo indicado para quem cursou o Teatro 1 ou já tem alguma experiência anterior em Teatro
(Segundas, de 19h às 22h) – Esta turma acontecerá no espaço Grupo Aldeia Teatro (Rua Silva Freire, 133 – Horto)
(Quintas, de 19h às 22h)
Este módulo pretende investigar o universo das ações físicas e sua relação com o espaço cênico – precisão, impulso, intenção, organicidade, contato, apoios, quedas, partitura, rolamentos. Através da exploração dos sentidos – Paladar, Olfato, Tato, Audição e Visão – e de estudos do movimento mecânico e expressivo, criar um campo sensível entre os participantes, estimulando experiências performáticas em torno do tempo-espaço. Abrir a percepção e a escuta – sons, ruídos, cores, formas, palavras, silêncio, olhar, ver, enxergar; sentir cheiros, gostos e sabores, tocar o próprio corpo, ativar memórias. Exercitar e ampliar o lugar da criação, mergulhar em si.
*Módulo indicado para quem cursou o Teatro 2
(Segundas, de 19h às 22h)
(Quintas, de 19h às 22h)
O curso oferece subsídios para que o aluno possa desenvolver a conexão entre o trabalho vocal e corporal – improvisação com palavras e movimento, expansão da energia física, criação de composições individuais e coletivas, apoiando-se em técnicas interpretativas e de análise de textos. A partir do treinamento corporal e vocal e da criação de partituras de ações físicas, o aluno será estimulado a descobrir possibilidades de composição para a cena.
*Módulo indicado para quem cursou o Teatro 3
(Quartas, de 19h às 22h) – Esta turma acontecerá no espaço Grupo Aldeia Teatro (Rua Silva Freire, 133 – Horto)
O curso fornece ao aluno elementos específicos para a composição de cenas e o estudo de sua dramaturgia. A relação do movimento com a palavra será trabalhada através análises de textos, do estudo detalhado do corpo em movimento, da pesquisa de qualidades de energia, relações com sonoridades, elementos da caracterização visual (como figurinos, adereços e maquiagem), o estudo com objetos e a relação do corpo com o tempo e o espaço.
A partir de improvisações e exercícios de composição o aluno irá revisitar alguns princípios básicos do Teatro, como o estudo do gesto, da palavra, a escuta, a relação com o espectador, ritmo, tônus, presença e criação de personagem.
*Módulo indicado para quem cursou ou Teatro 4
(Terças e quintas, 19h às 22h) – Esta turma acontecerá no espaço Grupo Aldeia Teatro (Rua Silva Freire, 133 – Horto)
Este módulo oferece ao aluno a oportunidade de criar coletivamente um experimento cênico, trabalhar em técnicas e linguagens específicas e vivenciar várias abordagens da construção de uma cena: a composição de personagens, o tratamento com o texto, o jogo cênico e a linguagem da encenação. O participante é estimulado a se apropriar do trabalho criativo e despertar sua autonomia, contribuindo ativamente no desenvolvimento dramatúrgico da montagem, fortalecendo a experiência coletiva de aprendizagem a partir das relações entre a corporalidade e sua potência expressiva em contato com o outro e com o espaço.
Oferece, também, ao aluno, ferramentas para o processo criativo, capacidade de criar seu próprio treinamento físico, desenvolver sua plasticidade, tomar conhecimento de suas habilidades expressivas e se desfazer dos automatismos que condicionam seu movimento e seu gesto.
*Módulo indicado para quem cursou os módulos T1 ao T5
Conheça nossa equipe pedagógica
Juliana Martins é atriz, formada pela Fundação Clóvis Salgado / Palácio das Artes. Graduada pela Faculdade de Música da UEMG no Curso de Educação Musical. Fundou e integrou os grupos Cia Acaso e Cia Malarrumada de Teatro, em Belo Horizonte, tendo atuado em diversos espetáculos que pautavam sua pesquisa no teatro de rua e na música em cena. Estudou com Maria Thaís Santos (São Paulo), Jorge Lopes Palácio (Colômbia), Francesca Della Monica (Itália), Sérgio Pena (São Paulo), Hugo Moss (Irlanda/RJ), Lydia Del Picchia (Belo Horizonte), Babaya (Belo Horizonte), Jurij Alschitz (Berlim), entre outros. Com a Cia Absurda, fez assistência de direção do espetáculo “Estranha Civilização” com direção de Lydia Del Picchia e atuou no espetáculo “Migrações de Tennessee” com direção de Eid Ribeiro. Em 2018, estreou a peça “Que venha a primavera”, inspirada na obra de Antoine Tchekhov e dirigida por Helio Zolini. Em 2019, estreou o espetáculo “Jornada”, com direção de Vinicius Sousa. Foi coordenadora pedagógica dos Cursos Livres do Galpão Cine Horto, onde ministra aulas e oficinas de teatro desde 2006.
Kelly Crifer é atriz e professora de teatro, formada em Bacharelado e Licenciatura pela UFMG. Atuou no Grupo Teatro Invertido de 2006 a 2017 onde atuou como atriz e coordenadora pedagógica. Desde 2010 integra a equipe de professores dos cursos livres de Teatro do Galpão Cine Horto. Coordenadora pedagógica do Teatro InCurso – iniciação ao teatro com Metodologia de formação e criação teatral em grupo – no Vale do Rio Doce, de 2011 a 2018. Cursos e oficinas em diversas instituições, como Circo de todo mundo, Programa da Fundação Municipal de Cultura “BH Cidadania”e Instituto São Rafael. Em 2016, uma das realizadoras do projeto “a arte como possibilidade de liberdade” que aconteceu dentro de um Complexo Penitenciário Feminino da cidade de Belo Horizonte. Longa-metragens: “No Coração do Mundo”, Gabriel Martins e Maurílio Martins –International Film Festival Rotterdam 2019 Mostra Oficial. “Os Incontestáveis” de Alexandre Serafini (2016). “Jubileu” de Samuel Marotta e Leonardo Amaral (2014). Curta-metragens: “Ruídos Mudos”, “Contagem” de Gabriel Martins e Maurílio Martins Melhor atriz prêmio SESC-SATED. Atua nos espetáculos: “Banho de Sol” Zula Cia de Teatro (2019) “Jardins”, Direção de Rogério Araújo (2017). “Ensaio Para Senhora Azul”, Direção de Robson Vieira (2016). “Os Ancestrais”, texto e direção de Grace Passô (2014).
Fábio Furtado é ator formado pelo Teatro Universitário da UFMG. Trabalhou como professor de teatro e preparador corporal de diversos grupos e espetáculos. Coordenador dos principais festivais e eventos artísticos de Belo Horizonte, tais como: FIT/BH, ECUM, FIT Bonecos; coordenador artístico e assistente de direção na ONG Circo de Todo Mundo por 6 anos; professor de teatro e assistente de direção do espetáculo Delírio Barroco, no projeto Valores de Minas do Governo do Estado; Professor Substituto do Curso de Teatro da Escola de Belas Artes/UFMG – 2008. Atualmente é coordenador pedagógico e professor nos Cursos Livres de Teatro do Galpão Cine Horto. Foi coordenador das áreas de teatro e dança no Programa Poupança Jovem do Governo do Estado. Ministrou diversas oficinas de Treinamento Físico em São João Del Rey, Uberaba, Santa Luzia, Ipatinga, Montes Claros, Cataguases, Belo Horizonte, entre outras. Cursou diversas oficinas com profissionais renomados, tais como: Maria Thaís Santos (SP), Ana Cláuda Teixeira e Sthefane Brodt (Rio de Janeiro/França), Jurij Alschitz (Russia), J.C.Serroni (SP), Dudude Hermman (BH), Isabel Maria Ramirez (Espanha), Iino Sorci (Senegal), Walter Lima Júnior (RJ), Carmen Paternostro (Bahia), Lydia Del Picchia (Grupo Galpão-BH), Kênia Dias (SP), Emerson Danesi (CPT/SP), entre outros. Como Ator: No Pirex; Estranha Civilização; Migrações de Tennessee; Arena de Tolos; Lusco-Fusco ou Tudo Muito Romântico; Anjos e Abacates; As Criadas; Curupira. Como Diretor: Carvão; Palácio dos Urubus; Isso que chamamos, talvez por engano, de Amor; Meus Sentimentos; Hotel Açucenas; Dama da Noite; O Sexo Não Floresce na Monotonia – Vencedor do prêmio Myriam Muniz – Funarte; Circular 01 – Vencedor do prêmio Fomento ao Teatro do FIT-BH, Identidades, Micelania Qurioza.
Gláucia Vandeveld Atriz, formada pela Escola de Arte Dramática da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – EAD. ECA. USP. Professora integrante do Núcleo Pedagógico do Galpão Cine Horto desde 1999, onde coordena o Núcleo de Pesquisa em Teatro para Educadores. Ministrou oficinas para educadores e adolescentes no FETO- Festival Estudantil de Teatro e no FITUB- Festival Internacional de Teatro Universitário da FURB- Universidade de Blumenau e FIT- Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte. Coautora do livro “Galpão Cine Horto: uma experiência de ação cultural”, Edições CPMT, 2014. Como atriz atuou com vários coletivos, entre eles o Grupo Espanca. Atualmente atua nos espetáculos “Jornada” sob a direção de Vinícius Souza e “Banho de Sol” da Zula Cia. de Teatro, além de trabalhos no cinema, entre eles: “Arábia” de Affonso Uchoa e João Dumans, “ANGELA” e “Antes que o Verão Acabe” de Marília Nogueira e “No Coração do Mundo” de Gabriel Martins e Maurílio Martins.
Camila Morena da Luz Atriz, figurinista e diretora formada em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília (2006). Faz parte da Plataforma Planos Incríveis, com a qual criou e estreou o espetáculo Jornada ( FIT/BH 2019, VAC 2019 e Campanha de Popularização do Teatro e da Dança 2020). É artista convidada do grupo Maria Cutia de teatro nos espetáculos Como a Gente Gente Gosta e Ópera de Sabão, com o qual foi premiada como melhor atriz coadjuvante no 3º Prêmio Copasa Sinparc de Artes Cênicas. Estreou o espetáculo solo [GAVETA] em 2013 sob direção de Joaquim Elias, se apresentando com o trabalho na mostra BH in Solos, no festival de Inverno de Itaguara, no Espaço La Movida Microteatro e em centros culturais de Belo horizonte através do Prêmio Cena Musica 2014. Já trabalhou com diretores renomados como Chico Pelúcio, Hugo Rodas. Kenia Dias, Eid Ribeiro e Eduardo Moreira. Também acrescenta a sua trajetória participações em filmes de curta e longa metragem. Já ministrou oficinas e se apresentou com espetáculos em Portugal, Chile e mais de 30 cidades brasileiras. É professora dos Cursos Livres e coordenadora dos Núcleos de Pesquisa desde 2010.
Letícia Castilho é atriz, diretora, gestora e professora licenciada em Artes Cênicas pela UFMG onde, posteriormente, atuou como professora substituta da área de atuação do curso de graduação em teatro da EBA/UFMG. Coordenou os cursos de Iniciação Teatral e Técnico em Arte Dramática, como chefe do departamento de teatro do Centro de Formação Artística e Tecnológica – CEFART, da Fundação Clóvis Salgado, onde atuou também como professora designada de arte (interpretação e improvisação), de 2012 a 2016. Entre 2016 e 2019, ocupou a função de vice-diretora do Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologia – CICALT/Plug Minas e professora/coordenadora do curso Técnico em Teatro desta mesma instituição. Atualmente, encontrar-se na coordenação da Escola de Cultura do Centro Cultural SESIMINAS. Integra o corpo docente dos cursos livres do Galpão Cine Horto, desde 2015.