Núcleo Juventudes – Iluminação e Bastidores da Cena

Matrículas abertas

Encontros: terças-feiras de 19h as 22h + 1 encontro extra em horário alternativo combinado previamente

Período: de 02 de abril a 05 de julho

Carga horária: 50 horas/aula.

Horário de funcionamento da Secretaria de Cursos

Seg a sex, 15h – 19h
Sáb, 10h – 15h

ou pelo e-mail  cursos@galpaocinehorto.com.br

 O Núcleo oferecerá uma abordagem abrangente sobre iluminação cênica e cenotecnia. Dividido entre aulas práticas (no Teatro do Galpão Cine Horto), aulas teóricas e práticas de montagem, o curso pretende explorar desde a história do teatro e elaboração cenotécnica, até os sistemas contemporâneos de iluminação. Serão abordados temas como arquitetura teatral, segurança em espaços cênicos, e operação de equipamentos. Com ênfase na integração entre teoria e prática, os participantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para o planejamento, montagem e operação em espetáculos teatrais.

 

Público alvo: Jovens a partir de 16 anos que se interessem em pesquisa a àrea de iluminação cênica e cenotécnica e tenham desejo de prestar serviços nesta área. Jovens a partir de 16 anos – preferencialmente moradores dos bairros Alto Vera Cruz, Taquaril, Granja de Freitas e Castanheiras.

Importante: Haverá uma porcentagem de vagas destinadas a pessoas trans, negras e indígenas.

Coordenação

Marina Arthuzzi é graduada em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestranda em Artes da Cena pela Universidade Federal de Ouro Preto. Exerce as funções de atriz, diretora,  produtora e iluminadora. Atualmente é sócia-fundadora da Prisma Soluções Cênicas. Foi co-fundadora do grupo Primeira Campainha, é integrante dos grupos Pigmalião Escultura que Mexe, Mayombe Grupo de Teatro, Teatro 171, e do coletivo de técnicos das artes Multicabo MG.

Sabará Orlan é técnico iluminador desde 1985 e tem vasta experiencia com iluminação, como cenotécnico, eletricista, marceneiro etc.  Desde 2019 também é coordenador técnico do Galpão Cine Horto. Dentre os espetáculos e projetos que participou destaca-se Madame Satã (direção João das neves do Grupo dos Dez) , Por Parte de Pai (Grupo atrás do pano e direção Epaminondas Reis), Isso é Para Dor (Primeira campainha e direção Byron O’neill), Antes do silêncio (direção Eid Ribeiro), Galanga Chico rei (direção Maurício Tizumba), O sítio do pica pau amarelo com a orquestra de ouro branco( direção de Chico Pelúcio. Além da Participação em mais de 500 festivais de teatro pelo Brasil e exterior.