Conexão Galpão é um projeto sociocultural, criado em 2002, que proporciona espetáculos gratuitos para crianças e jovens estudantes.
Conexão Galpão é um projeto sociocultural, criado em 2002, que proporciona espetáculos gratuitos para crianças e jovens estudantes.
O projeto oferece uma experiência única através do contato direto com as artes cênicas logo na infância e juventude. Assim, os alunos podem desenvolver ainda mais sua criatividade, concentração, e ainda se divertirem em grupo ao lado de seus colegas e professores.
As turmas de estudantes podem fazer uma visita ao Galpão Cine Horto para conhecer o espaço e as diversas atividades que acontecem ao longo do ano e já ficam familiarizados com um espaço que produz arte e cultura na cidade. Além disso, os professores das instituições podem participar do Programa Ações Formativas em Teatro (PAFT), uma formação e diálogo entre artistas e professores, possibilitando maior apropriação dos jogos teatrais dentro das escolas.
Como participar?
O Conexão Galpão já recebeu cerca de 100 mil crianças e 1.000 instituições, e você pode participar entrando em contato pelo telefone ou email e agendar a visita dos alunos de sua Instituição de acordo com a disponibilidade do projeto.
(31) 3481-5580
O projeto oferece uma experiência única através do contato direto com as artes cênicas logo na infância e juventude. Assim, os alunos podem desenvolver ainda mais sua criatividade, concentração, e ainda se divertirem em grupo ao lado de seus colegas e professores.
As turmas de estudantes podem fazer uma visita ao Galpão Cine Horto para conhecer o espaço e as diversas atividades que acontecem ao longo do ano e já ficam familiarizados com um espaço que produz arte e cultura na cidade. Além disso, os professores das instituições podem participar do Programa Ações Formativas em Teatro (PAFT), uma formação e diálogo entre artistas e professores, possibilitando maior apropriação dos jogos teatrais dentro das escolas.
Como participar?
O Conexão Galpão já recebeu cerca de 100 mil crianças e 1.000 instituições, e você pode participar entrando em contato pelo telefone ou email e agendar a visita dos alunos de sua Instituição de acordo com a disponibilidade do projeto.
(31) 3481-5580
Espetáculos do Conexão Galpão
Manga Mangueira Meu Pé de Brincadeira
Em torno de uma bela mangueira, tudo pode virar brincadeira. Uma menina, um menino da cidade e um macaco mergulham em uma divertida aventura, aprendendo a usar e reciclar os bens que a natureza oferece.
Com a temática do meio ambiente, o público se diverte com as músicas e as brincadeiras dos três personagens que ao longo da história nos revelam seus sonhos, suas fantasias e seus medos. O espetáculo chama a atenção para a importância da preservação do meio ambiente e coleta de lixo.
Segunda Chamada
Jacinto, Babi e Dudão compartilham durante a escola as divertidas aulas de biologia e educação sexual, o movimento estudantil e também o bullying e a exposição na internet. A princípio desconhecidos, eles se reencontram aos 30 anos de idade numa seção eleitoral e, através de flashbacks, recordam as situações que viveram 15 anos atrás, quando saíram da escola. Assim, vão superando os desejos, expectativas e frustrações entre o período da adolescência e a vida adulta.
A Menina Cientista e o Mistério do Urro
Em torno de uma bela mangueira, tudo pode virar brincadeira. Uma menina, um menino da cidade e um macaco mergulham em uma divertida aventura, aprendendo a usar e reciclar os bens que a natureza oferece.
Com a temática do meio ambiente, o público se diverte com as músicas e as brincadeiras dos três personagens que ao longo da história nos revelam seus sonhos, suas fantasias e seus medos. O espetáculo chama a atenção para a importância da preservação do meio ambiente e coleta de lixo.
Fichas Técnicas
Elenco: Larissa Ribeiro, Margareth Serra e Pablo Barcelos
Direção: Chico Pelúcio
Coordenação de produção: Clara Bastos
Preparação corporal: Fábio Furtado
Preparação musical: Hugo da Silva
Operação de som: Júlio Souza
Iluminação: Orlan Sabará
Fotografia: Pedro Lanna
Realização: Galpão Cine Horto
Elenco: Larissa Ribeiro, Margareth Serra e Júlio Souza
Direção: Chico Pelúcio
Dramaturgia: Marcos Coletta
Adaptações na dramaturgia: elenco
Coordenação de produção: Clara Bastos
Operação de som e projeções: Pablo Barcelos
Iluminação: Orlan Sabará
Realização: Galpão Cine Horto
Elenco: Larissa Ribeiro, Clara Bastos, Júlio Souza e Margareth Serra
Dramaturgia: Raysner de Paula
Direção: Chico Pelúcio e Reginaldo Santos
Coordenação de Produção: Clara Bastos
Sonorização: Vinicius Alves
Iluminação: Orlan Sabará
Operação de som: Pablo Barcelos
Cenário: Tato Oficina Cenográfica
Figurino e adereços: Débora Lutz
Fotografia: Itallo Vieira
Realização: Galpão Cine Horto
Programa de Ações Formativas em Teatro (PAFT)
O Programa de Ações Formativas em Teatro (PAFT) busca fazer da ida ao teatro, uma atividade que não termina nela mesma. Ser professor/a dos anos iniciais implica responsabilizar-se por diversas áreas de conhecimento e, com o intuito de dar ao professor que não tem formação específica em teatro e quer ou é designado para trabalhar com essa arte na escola, desenvolvemos um projeto para capacitar os professores a atuarem como mediadores na relação entre o teatro e seus alunos.
A carga horária do Programa de Ações Formativas em Teatro (PAFT) de 12horas/aula permite apresentar e vivenciar práticas teatrais, pautadas nas noções de acontecimento e experiência. Nesse espaço, a vivência dos professores é priorizada, no intuito de compreenderem de que maneira as representações simbólicas e estéticas são construídas no teatro. A proposta do PAFT é baseada em jogos: sensoriais, lúdicos, intermediários, teatrais e discussões advindas das reflexões pós-jogos.
Os jogos sensoriais (de exploração do sensível e do sinestésico), permitem receber os professores de forma mais agregadora, pessoal, silenciosa e intimista, trabalhando com os sentidos, as sensibilidades e as sensações do jogador. Os jogos lúdicos constituem as brincadeiras cantadas, de faz de conta e de roda, jogos tradicionais, jogos de mãos e copos, etc., que dizem respeito à brincadeira espontânea. Jogos intermediários foi uma expressão criada por nós para os jogos que se encontram entre os lúdicos e os teatrais. São jogos que, de alguma forma, permitem a distribuição do foco para alguns jogadores, sem criar uma relação explícita entre jogador e plateia, embora permitam perceber o ato de mostrar-se para o outro.