Iluminação

Núcleos de Pesquisa

Coordenados por profissionais com importante atuação no mercado cultural, os Núcleos de Pesquisa do Galpão Cine Horto acontecem em períodos e formatos distintos, de acordo com as especificidades de seu conteúdo.

Iluminação

A luz cênica tem por objetivo e função primordial revelar os movimentos, formas, cores, texturas de cenários, atores, bailarinos e da própria luz. Porém, ela não apenas revela, mas revela de inúmeras maneiras.

O núcleo realizará encontros teóricos e práticos, abordando os elementos básicos do trabalho técnico e artístico da iluminação cênica. O núcleo tem por objetivo apresentar as grandezas da iluminação, suas formas e possibilidades básicas e trabalhar exercícios práticos de montagem, afinação e programação de mesa , com apresentação de equipamentos utilizados nos teatros e sua experimentação. Além disso, o curso promoverá o contato com a documentação do projeto de luz (mapas, planilhas, roteiros).

Público alvo

Iluminadores e iluminadoras, atrizes e atores, diretores e diretoras de teatro, escritoras e escritores, interessados na área.

Coordenação

Rodrigo Marçal (35) é formado em Teatro no centro de formação artística da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes de Belo Horizonte, Brasil. Teve aulas com os cenógrafos Raul Belém Machado e Inês Linke e com os Iluminadores Marcelo Miagui, Telma Fernandes e Leonardo Pavanello com quem também trabalhou como assistente em peças de teatro, óperas e espetáculos de dança.

Ganhou os prêmios de melhor Iluminador Teatro Infantil do FETO – BH 2006 (“Putz, a menina que buscava o sol”) e o Usiminas SINPARC/MG de melhor iluminação em Dança de 2009 (“Dolores” – Mimulus Cia de Dança) e 2010 (“Por um Fio” – Mimulus Cia de Dança) e o COPASA/SINPARC de melhor iluminação Teatro Adulto 2013 (“Em louvor à vergonha – Diego Bagagal). Além das indicações ao USIMINAS/SINPARC de melhor iluminação em Dança 2012 (“Entre” – Mimulus Cia de Dança) e o COPASA/SINPARC de melhor iluminação Teatro Adulto 2016 (“Ignorância” – Quatroloscinco Teatro do Comum). Atualmente é coordenador técnico do Grupo Galpão. Como Lighting Manager esteve em diversos teatros do Brasil, da Espanha, França, Estados Unidos, Finlândia, Bélgica, Itália e Canadá. Fundador da PRISMA Soluções Cênicas, trabalha como Iluminador e técnico em iluminação cênica com cia.’s de dança, grupos de teatro, músicos, performers e artistas plásticos.

Aulas: Terças e quartas, das 19h às 22h (finalização dia 27 de novembro, das 16h às 22h) , no Galpão Cine Horto

Período: de 5 a 27 de novembro de 2019

Carga horária: 32 horas (27 horas/aula + 5 horas de experiências práticas em horários alternativos a combinar com o coordenador).

Investimento: R$ 300 à vista ou R$ 330 (parcelado em duas vezes, com pagamento em cheque)

Inscrições:Clique aqui para fazer a inscrição

Cadastre-se em nossa newsletter

E-mail*

Entre em contato

Rua Pitangui, 3613, Bairro Horto
Belo Horizonte - MG - Brasil - CEP.: 31030-065

+55 31 3481-5580

contato@galpaocinehorto.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta das 9h às 22h, sábado das 9h às 17h e domingo das 15h às 21h.
Bilheteria – Aberta sempre 2h antes das apresentações.
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) - segunda a sexta das 14h às 19h

Como Chegar