20º CENAS CURTAS PUXA NOVOS EDITAIS E PARCERIAS EM 2019

Seleções públicas escolhem propostas de Montagem de Rua e Rascunho de Cena para a edição comemorativa do festival

O Galpão Cine Horto reserva um 2019 cheio de novidades. A programação do ano vai movimentar não apenas a sede do centro cultural do Grupo Galpão no bairro do Horto, em Belo Horizonte, mas uma série de espaços associados. E abre uma nova frente de ação, com foco na música.

O pacote de boas novas é parte das comemorações de 20 anos do Cenas Curtas, festival pioneiro no formato no país, reconhecido e aclamado por sua vocação para a investigação cênica, considerado um celeiro de talentos no estado e de bons espetáculos.

A efeméride enovela uma série de ações em torno do festival: um edital para a produção de uma montagem de teatro de rua, a retomada das mostras Rascunho de Cena e Cena Espetáculo, uma retrospectiva fotográfica do Cenas Curtas pelo olhar de Guto Muniz e o retorno da temporada das cenas mais votadas, com apresentação das eleitas no bar La Movida.

As novidades incluem também a internacionalização do alcance das ações do Cine Horto, com uma participação na 14ª Quadrienal de Praga. O livro interativo com os estudos de Cenografia e Figurinos do espetáculo O Firme Soldadinho de Chumbo, criado por André Brandão e Lorena Vaccarini, foi selecionado para participar do evento na categoria Expo[Forma]Ação. Resultado do Oficinão Escola 2017, o espetáculo nasceu da parceria entre os Cursos Livres de Teatro e os Núcleos de Pesquisa. A montagem teve direção de Simone Ordones (Grupo Galpão), com direção de arte de Camila Morena.

Outro destaque é a ampliação da parceria com o Sesiminas, o centro cultural do Serviço Social das Indústrias (Sesi), braço sociocultural da Federação das Indústrias de Minas Gerais, a Fiemg.

A partir deste ano, o Cine Horto assume a gestão de um espaço privilegiado no prédio do Sesiminas, que passa a abrigar o Pro:Cria – Centro de Criação e Formação Sesi-GCH, com uma incubadora de talentos, oficinas, residências artísticas, workshops e os Núcleos de Pesquisa –uma imersão em áreas de especialidade como Dramaturgia, Cenografia e Figurinos, entre outras. O lançamento do Pro:Cria Sesi-GCH está previsto para a segunda quinzena de maio.

Projeto inédito de música

O esforço de expandir as atividades e afirmar sua condição como um dos espaços de maior inquietação no fomento à criação em Minas Gerais é ampliado a partir de agora com um movimento de aproximação com o universo da música.

A partir de 2019, o Cine Horto intensifica a parceria com instrumentistas, compositores, intérpretes, bandas, produtores e realizadores de eventos musicais, estimulando a realização de shows, mostras e festivais na sua sede.

O principal marco deste novo momento é o lançamento do Cine Horto Som & Fúria, edital de ocupação voltado à realização de ações formativas, jam sessions e shows, que busca dar visibilidade para a cena emergente e estimular processos criativos conjuntos entre diferentes gerações de artistas.

Diretor-geral do Galpão Cine Horto e um dos fundadores do Grupo Galpão, Chico Pelúcio vê este momento de efervescência do Cine Horto como uma resposta do setor cultural à carência de políticas públicas estruturantes e transformadoras no campo da cultura. “Situação agravada por um momento de especial intranquilidade, pelo risco de retrocesso em conquistas recentes de institucionalização do setor, com as mudanças sinalizadas pelos novos governos em âmbito estadual e federal, que se somam à imobilidade financeira da Secretaria Municipal de Cultura”, avalia Pelúcio.

Patrocinadores-parceiros

O Galpão Cine Horto conta com os patrocínios do Instituto Unimed-BH, Cemig e o apoio da Usiminas e VLI, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e também com recursos da Lei Municipal de Cultura de Belo Horizonte. 

O aporte financeiro do Instituto Unimed-BH é viabilizado por mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores.

Abaixo, uma vista panorâmica das ações reservadas para este ano, mês a mês:

MARÇO

MONTAGEM DE RUA

Novidade! Edital seleciona proposta de espetáculo de rua que será produzido pelo GCH e apresentado dentro da programação do Cenas Curtas, fechando a programação do festival.

8º RASCUNHO DE CENA

Retomada do projeto, após cinco anos de interrupção. Escolha por edital de 12 propostas de oito minutos para apresentações seletivas em dois dias.

JOGOS DE AFETO

Aulas de teatro gratuitas para idosos realizadas em seis Centros de Convivência na regional Leste. Parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, com recursos do Fundo do Idoso.

PAFT

O Programa de Ações Formativas em Teatro oferece, ao longo de todo ano, oficinas ao professorado. O foco é o estímulo ao uso de recursos cênicos (sensoriais, lúdicos etc) como ferramenta de ensino e aprendizagem.

ABRIL

CONEXÃO GALPÃO

60 apresentações gratuitas, de abril a junho, para alunos de escolas públicas dos três espetáculos mantidos em repertório pelo programa socioeducativo do GCH: Manga Mangueira, Meu Pé de Brincadeira; Segunda Chamada; Uma e Tantas Histórias.

SEGUNDA TEM CINEMA

Projeto desenvolvido em parceria com quatro cineclubes que vão apresentar um filme por semana, sempre às segundas-feiras, até o fim do ano.

MAIO

PRO:CRIA

Novidade! Lançamento do Pro:Cria – Centro de Criação e Formação Sesi-Galpão Cine Horto, em parceria com o Sesiminas.

PRIMEIRO SINAL

Lançamento da versão 2.0 do principal portal de artes cênicas do país, totalmente remodelado.

NOVO SITE

Lançamento do novo site do Galpão Cine Horto, mais responsivo e com recursos adicionais –incluindo uma loja virtual que permite a efetivação de matrículas e o pagamento online das inscrições para os Cursos Livres de Teatro.

JUNHO

14ª QUADRIENAL DE PRAGA

Exposição no maior e mais prestigiado evento internacional dedicado ao espaço e desenho da performance dos estudos de cenografia e figurino para a montagem de O Firme Soldadinho de Chumbo, produzida no âmbito do Oficinão Escola 2017.

GALPÃO CINE HORTO NA ESTRADA

Ações de interiorização que vão levar espetáculos para seis cidades do interior e uma oficina do Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) do GCH para Ipatinga.

JULHO

CINE HORTO SOM & FÚRIA

Novidade! Série mensal de shows, oficinas, workshops, palestras e feirinha, sempre na sexta e sábado de um mesmo final de semana, com seleção de propostas por meio de edital.

AGOSTO

CURSOS LIVRES DE TEATRO

Início das aulas do segundo semestre das cerca de vinte turmas dos cursos de teatro do centro cultural do Grupo Galpão, com duração até novembro. Módulos para crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos

SETEMBRO

20º FESTIVAL DE CENAS CURTAS

Edição especial comemorativa, com exposição de fotos de Guto Muniz, apresentação do espetáculo selecionado no 1º Montagem de Rua, retomada da Mostra Cena Espetáculo, realização de quatro Rolês no circuito de bares do Corredor Leste e apresentação de 16 cenas escolhidas via edital. As quatro cenas mais votadas se apresentam no bar La Movida.

MOSTRA CENA ESPETÁCULO

Apresentação das quatro melhores cenas da 8ª Mostra Rascunhos de Cena dentro do Cenas Curtas, ampliadas para 15 minutos de duração. A cena mais votada neste dia será desdobrada em espetáculo com tempo maior de duração e produção a cargo do GCH.

OUTUBRO

2º MOSTRA DE MONÓLOGOS

Apresentação, na Sala Solo, de oito monólogos de curta duração, selecionados por edital. Voltado a alunos dos Cursos Livres de Teatro do Galpão Cine Horto.

NOVEMBRO

MOSTRA DOS JOGOS DE AFETO

Encenação das esquetes desenvolvidas pelos alunos do curso de teatro para idosos do Galpão Cine Horto, em 16 e 23 de novembro.

DEZEMBRO

MOSTRA DOS CURSOS LIVRES

Apresentação de cenas criadas pelos alunos de cada uma das turmas dos Cursos Livres de Teatro do Galpão Cine Horto.

MOSTRA DOS NÚCLEOS DE PESQUISA

Exposição do resultado dos trabalhos produzidos pelos alunos dos Núcleos de Pesquisa nas áreas de conhecimento investigadas ao longo de 2019.

Categoria: Notícias | Assuntos:

Cadastre-se em nossa newsletter

E-mail*

Entre em contato

Rua Pitangui, 3613, Bairro Horto
Belo Horizonte - MG - Brasil - CEP.: 31030-065

+55 31 3481-5580

contato@galpaocinehorto.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta das 9h às 22h, sábado das 9h às 17h e domingo das 15h às 21h.
Bilheteria – Aberta sempre 2h antes das apresentações.
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) - segunda a sexta das 14h às 19h

Como Chegar