Dramaturgia

Núcleos de Pesquisa 

Coordenados por profissionais com importante atuação no mercado cultural, os Núcleos de Pesquisa do Galpão Cine Horto acontecem em períodos e formatos distintos, de acordo com as especificidades de seu conteúdo.

| Dramaturgia |

O Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia do Galpão Cine Horto é o único espaço regular de formação em dramaturgia em Belo Horizonte, oferecendo na cidade, há quase dez anos, a prática compartilhada de escrita dramatúrgica.

É um espaço criativo de escrita e troca de ideias teatrais, um encontro para a descoberta e/ou aprofundamento de dramaturgias autorais. Nele, não se pretende a transmissão de conceitos e estruturas dramatúrgicas fixas, mas a realização de práticas e discussões que estimulem a experimentação textual, o aprofundamento de linguagens e modos de produção, a interlocução entre dramaturgos e interessados em dramaturgia.

Ao longo de um semestre, os participantes experimentam duas etapas de trabalho: na primeira, é promovida uma série de jogos e exercícios, individuais e coletivos, a fim de ampliar a experiência da escrita e as referências teatrais.

Nessa etapa, conceitos-chaves da dramaturgia como as ideias de ação, tempo, espaço, personagem, estruturas dramatúrgicas e teatralidades são exploradas, tomando-as de modo múltiplo, aberto e contemporâneo. Promove-se também a apresentação e troca de materiais teóricos, artísticos e técnicos.

Na segunda etapa de trabalho, cada participante desenvolve um texto autoral, aprofundando suas próprias descobertas e interesses na área, sob assistência do coordenador do núcleo e do próprio grupo de trabalho.

Operando de modo coletivo, o núcleo é indicado tanto a autores com larga experiência, servindo como um espaço de interlocução para suas pesquisas ou abertura para novas propostas, quanto àqueles que se iniciam no campo da escrita teatral.

Como nos ateliês de artes plásticas, onde se concentram numa mesma sala vários artistas com suas telas, o Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia será um espaço para compartilhamento de materiais, técnicas e poéticas. É um lugar de escrita e encontro!

Público-alvo

Dramaturgas e dramaturgos, atrizes e atores, diretores e diretoras de teatro, escritoras e escritores, interessados na área.

Coordenação

Vinícius Souza é dramaturgo, diretor, ator, produtor e pesquisador teatral. Mestre em Teatro pela UFMG e formado como ator pelo Cefar, no Palácio das Artes. Idealizador e coordenador da Janela de Dramaturgia, mostra de dramaturgia contemporânea em Belo Horizonte. Diretor da plataforma Planos Incríveis, onde desenvolveu os espetáculos Os Indicados e Três Tigres Tristes. Trabalha com diversos outros artistas e coletivos de diversas cidades do país. Editor da Javali, editora dedicada a publicações de livros de teatro, onde organizou junto com Assis Benevenuto a Primeira Antologia da Dramaturgia de Belo Horizonte. Coordena oficinas e núcleos de dramaturgia há mais de cinco anos em universidades e outros espaços como o Sesc e o Galpão Cine Horto.

Aulas: Segundas, das 19h às 22h

Período: 6 de agosto a 3 de dezembro de 2018

Carga horária: 54 horas/aula (48h em sala + 6h extra-classes)

Investimento: R$ 390,00

 

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA FAZER SUA PRÉ-INSCRIÇÃO*

Núcleo de Pesquisa 2018 • Dramaturgia – Pré-inscrição

* A pré-inscrição é requisito em caso de o número de inscritos exceder o
número de vagas. O resultado da seleção será divulgado até 6 de agosto.
Após a análise e aprovação do coordenador do curso, a matrícula deve ser
realizada pessoalmente na secretaria do Galpão Cine Horto, até 10 de agosto.

 

|  Secretaria de Cursos do Galpão Cine Horto | 

   Horário de funcionamento
   Segunda a sexta: 15h às 19h
   Sábado: 11h às 15h

   (31) 3481-5580 | cursos@galpaocinehorto.com.br

 Não trabalhamos com cartões de crédito ou débito.

Eventuais parcelamentos podem ser feitos em cheque

Cadastre-se em nossa newsletter

E-mail*

Entre em contato

Rua Pitangui, 3613, Bairro Horto
Belo Horizonte - MG - Brasil - CEP.: 31030-065

+55 31 3481-5580

contato@galpaocinehorto.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta das 9h às 22h, sábado das 9h às 17h e domingo das 15h às 21h.
Bilheteria – Aberta sempre 2h antes das apresentações.
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) - segunda a sexta das 14h às 19h

Como Chegar