Núcleo de Pesquisa em
Teatro para Educadores

Matrículas abertas

Período: 04 de maio a 13 de julho

Encontros: todas  às quintas-feiras  das 19h as 22h + 2 encontros aos sábados (dias 20 de maio e 03 de junho das 10h às 13h)

Horário de funcionamento da Secretaria de Cursos

Seg a sex, 15h – 19h
Sáb, 10h – 15h

Este núcleo tem por objetivo instrumentalizar o educador (a) que queira ter o teatro como elemento de atuação na sala de aula. A partir de aulas práticas, reflexões sobre o trabalho realizado e discussões de textos teóricos sobre teatro-educação; o educador (a) terá a possibilidade de ampliar e enriquecer sua prática pedagógica, familiarizando-se com a particularidade e especificidade do exercício teatral.

Objetivo Geral:
O trabalho abrangerá pesquisa e prática de jogos teatrais; discussão do conceito e do espaço do teatro na escola, das referências artísticas e educacionais, buscando conhecer e ampliar o olhar sobre a criação artística no ambiente escolar.

Objetivos Específicos:
● Investigar a estrutura do Jogo Teatral aplicado na escola.
● Investigar o lugar da prática do ensino do teatro na educação.

Metodologia:
O método de trabalho pretende ser principalmente experimental desenvolvendo o processo de criação no coletivo e estimulando a autonomia
do educador, a partir de aulas práticas, estudos e seminários teóricos.

Conteúdo:

Vivências Práticas:
● Exploração e conscientização do espaço cênico.
● Jogos e Brincadeiras.
● Exercícios de criação: individual e coletivos, a partir de estímulos como objetos, imagens e textos.
Vivências Teóricas:
● Seminários: onde os grupos levantarão questões pertinentes a prática vivenciada nas aulas com indicação de bibliografia de apoio.

Público-alvo

Educadores das redes Privadas, Estaduais e Municipais, atores, estudantes de teatro, pedagogia e áreas afins, educadores sociais e interessados na pesquisa do teatro na educação.

Importante: Haverá uma porcentagem de vagas destinadas a pessoas trans, negras e indígenas.

Coordenação

Gláucia VandeveldAtriz, formada pela Escola de Arte Dramática da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – EAD. ECA. USP. Professora integrante do Núcleo Pedagógico do Galpão Cine Horto desde 1999, onde coordena o Núcleo de Pesquisa em Teatro para Educadores. Ministrou oficinas para educadores e adolescentes no FETO- Festival Estudantil de Teatro, no FITUB- Festival Internacional de Teatro Universitário da FURB- Universidade de Blumenau e FIT- Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte. Integra a equipe de arte educadoras do Projeto “A Arte Como Possibilidade de Liberdade”, desenvolvido durante os anos de 2016/2017 no Complexo Penitenciário Estevão Pinto – PIEP e atualmente no Centro Sócio Educativo São Jerônimo/BH. Coautora do livro “Galpão Cine Horto: uma experiência de ação cultural”, Edições CPMT, 2014. Como atriz atuou com vários coletivos, entre eles o Grupo Espanca. Atualmente atua nos espetáculos “Jornada” sob a direção de Vinícius Souza e “Banho de Sol” da Zula Cia. de Teatro, além de trabalhos no cinema, entre eles: “Arábia” de Affonso Uchoa e João Dumans, “ANGELA” e “Antes que o Verão Acabe” de Marília Nogueira e “No Coração do Mundo” de Gabriel Martins e Maurílio Martins.