Inscrição – Oficinão 2014

editaloficinaoATORES_pagina

OFICINÃO 2014 – SELEÇÃO DE ATORES

>> Confira aqui o edital para seleção de atores para a 17ª edição do projeto Oficinão.
(Inscrições através do preenchimento do formulário disponível abaixo)

O Oficinão, projeto que visa à reciclagem de atores com experiência e que já foi dirigido por integrantes do Grupo Galpão, residentes selecionados por edital e convidados, sempre estimulou o intercâmbio. Para essa edição, esse caráter foi preservado, permanecendo a troca de experiências entre artistas de origens diversas como foco importante do projeto. Prevendo a participação de um mínimo de 08 (oito) e um máximo de 10 (dez) atores, sendo que pelo menos a metade deles deverá ser escolhida por meio de seleção pública, Galpão Cine Horto abre o processo seletivo para atores interessados em compartilharem da pesquisa e montagem teatral da proposta selecionada.

Em sua 17ª edição, o Oficinão receberá o Grupo dos Dez, que se dedica à pesquisa acerca dos espetáculos de teatro musical tipicamente brasileiros. Partindo da corporeidade das danças afro brasileiras, em especial a Capoeira e a Dança dos Orixás, será montado o espetáculo Madame Satã, com direção de João das Neves.

Dramaturgo, diretor, ator e escritor, João das Neves tem um currículo eclético que inclui prêmios como o Molière (vários), Bienal Internacional de São Paulo, APCA, Golfinho de Ouro e Quadrienal de Praga. Dirigiu o teatro de rua do CPC da UNE e foi um dos fundadores do Grupo Opinião, onde trabalhou em parceira com autores como Vianinha e Ferreira Gullar. Dirigiu shows de Chico Buarque, Milton Nascimento, Baden Powell e MPB4, entre inúmeros outros. Radicado em Belo Horizonte, a partir de 1992, iniciou uma série de atividades na capital e no interior do Estado. Em Oliveira, integra-se à Festa de Nossa Senhora do Rosário, tornando-se membro da Guarda de Catupé de N. Sra. do Rosário. Esta aproximação com o congado mineiro resulta em várias colaborações entre o artista e os congadeiros da cidade. João tem editado também traduções, poemas e livros de ficção para crianças. Seus textos teatrais dedicados ao público infantil têm recebido inúmeras premiações tais como Prêmio Mambembe, Molière e Dramaturgia do SNT. Neste ano de 2014, João das Neves celebra 80 anos de vida e o Galpão Cine Horto se sente honrado em fazer parte da história desse grande artista!

Os atores desenvolverão, na etapa de pesquisa, um trabalho intenso e diário de preparação corporal, orientado pelo bailarino e ator Benjamin Abras, tendo como método principal o treinamento para a capoeira angola, o samba de roda, a dança dos orixás e a dança contemporânea. O objetivo dessa etapa é desenvolver as habilidades corporais capazes de criar significados diversos para os movimentos de origem afro brasileiros, deslocando-os do seu local de origem (terreiros de candomblé, roda de capoeira etc) para o palco. A ideia não é reproduzir esses movimentos dando seu significado literal em cena, mas desenvolver a capacidade de realocá-los de forma a dar novos sentidos. O exercício aqui será, a partir de partituras corporais tipicamente negras, desenvolver a criação de personagens presentes na dramaturgia desenvolvida por esse projeto.

Essa edição será a oportunidade do Grupo dos Dez dar continuidade a sua pesquisa que discutirá dentre outras coisas a função da música no espetáculos de teatro musical bem como o espaço cênico e sua função na dramaturgia.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

Aguarde o resultado dos selecionados.

 

Cadastre-se em nossa newsletter

E-mail*

Entre em contato

Rua Pitangui, 3613, Bairro Horto
Belo Horizonte - MG - Brasil - CEP.: 31030-065

+55 31 3481-5580

contato@galpaocinehorto.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta das 9h às 22h, sábado das 9h às 17h e domingo das 15h às 21h.
Bilheteria – Aberta sempre 2h antes das apresentações.
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) - segunda a sexta das 14h às 19h

Como Chegar