Segunda tem Cinema exibe “Um lugar ao Sol

Um Lugar ao Sol
Um Lugar ao Sol

No dia 6 de maio, às 19h, o Galpão Cine Horto exibe o filme Um Lugar ao Sol como parte da programação do Segunda tem Cinema, que terá uma sessão gratuita toda segunda-feira.

O filme integra a mostra Cinepolítica, que acontece às primeiras segunda-feiras do mês. A curadoria da mostra é das professoras e pesquisadoras Viviane Dias Loyola e Dunya Azevedo.

A sessão será mediada pelas curadoras e comentada por Homero Nunes, jornalista, historiador, mestre em Sociologia e professor em instituição de ensino superior nas áreas Humanas: Sociologia, História, História da Arte e Comunicação Social. Publica no site issocompensa.com.

19h | Um Lugar ao Sol, de Gabriel Mascaro (Brasil, 2009) | Livre | 71’

O documentário aborda o universo dos moradores de coberturas de prédio das cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O diretor obteve acesso aos moradores das coberturas por meio de um curioso livro que mapeia a elite e pessoas influentes da sociedade brasileira. No livro são catalogados 125 donos de cobertura. Destes 125, apenas nove cederam entrevistas. Os depoimentos dos moradores das coberturas configuram um rico debate sobre desejo, visibilidade, insegurança, status e poder, e constroem um discurso sensorial sobre o paradigma arquitetônico e social brasileiro e aspectos da desigualdade e ocupação dos espaços urbanos.

Sobre o Segunda tem Cinema

O Segunda tem Cinema é um projeto do Cine Horto em parceria com cinéfilos e pesquisadores. A curadoria dos filmes é de quatro grupos e cada segunda do mês terá um recorte diferente, seguindo a proposta de cada um deles.

Sobre Viviane Loyola

É professora universitária e pesquisadora, com experiência de 12 anos em aulas e palestras em instituições de ensino de Belo Horizonte e interior de Minas. Publicitária. Publicou em coletâneas literárias e revistas. Trabalhou com pesquisa de comportamento do consumidor e ética na comunicação com o público infantil. Recentemente, dedica-se a pesquisas do discurso da propaganda na interação e retratação de minorias sociais e em tópicos associados à mídia e inclusão social. O tema da educação-arte ganhou importância em seus estudos e atividades a partir de projetos em parceria com coletivos e pela organização de eventos e mostras culturais. Atuou em 2018 como debatedora do programa Ponto de Vista, rádio Inconfidência. É colaboradora dos portais issocompensa.com e palcopop.com

Sobre Dunya Azevedo

É doutora em Comunicação Social pela UFMG, mestre em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ) e possui graduação em Comunicação Social pela PUC-MG. Tem experiência de 16 anos na docência de ensino superior em Belo Horizonte e em cidades do interior de Minas, ministrando disciplinas ligadas a Fotografia, Artes, Design, Publicidade, Jornalismo em programas de graduação e pós-graduação. Já atuou como
fotógrafa e como designer freelancer para veículos de comunicação, criando peças publicitárias e desenvolvendo projetos gráficos de jornais e revistas. Como pesquisadora, sua investigação atual é voltada para os regimes de sentido da imagem fotográfica documental contemporânea e suas relações com a arte.

 

Data: 6 de maio de 2019
Horário: 19h
Ingresso: Entrada gratuita
Classificação: Livre
Categoria: | Assuntos:

Cadastre-se em nossa newsletter

E-mail*

Entre em contato

Rua Pitangui, 3613, Bairro Horto
Belo Horizonte - MG - Brasil - CEP.: 31030-065

+55 31 3481-5580

contato@galpaocinehorto.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta das 9h às 22h, sábado das 9h às 17h e domingo das 15h às 21h.
Bilheteria – Aberta sempre 2h antes das apresentações.
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) - segunda a sexta das 14h às 19h

Como Chegar