Sabadão – Experiência pessoal na criação

Paulo César Bicalho e Papoula Bicalho
Paulo César Bicalho e Papoula Bicalho

No dia 13 de abril, às 14h, o Galpão Cine Horto recebe Paulo César Bicalho e Papoula Bicalho para o primeiro Sabadão de 2019, que acontecerá na sede do Grupo Galpão.

O Sabadão abordará como o ator pode usar sua experiência pessoal para a criação do papel, segundo Stanislavski:

– a importância da percepção, por meio dos sentidos, que o artista deve desenvolver a partir da experiência cotidiana para se apropriar das relações consigo mesmo e com as outras pessoas de modo útil para sua criação;

– as consequências dessa aventura para a vivência de aspectos inusitados, selvagens, livres de clichês que usualmente acompanham as experiências cotidianas das pessoas, como culpar a si mesmo ou uma outra pessoa, adotar a linguagem reflexiva sob a forma de relato, prender-se a uma perspectiva política, filosófica ou religiosa que direciona a experimentação;

– como desenvolver essa aventura.

Procedimentos:

– introdução;

– vídeos da série “A preparação segundo Stanislavski”;

– aula expositiva sobre alguns aspectos fundamentais dos processos;
experimentação de aspectos básicos;

– respostas a dúvidas resultantes do processo desenvolvido.

Sobre Paulo César Bicalho

É diretor, professor de interpretação e ator. É Mestre em Artes: Teatro e Cinema, pela Universidade de São Paulo, com a dissertação Realidade e Problemas do Teatro Profissional em Belo Horizonte. Coordenou o Conselho Editorial da coleção Teatro brasileiro, da Hamdan Editora. Foi professor de interpretação para rádio, teatro e cinema do Departamento de Comunicação Social da UFMG, do Palácio das Artes, do Teatro Universitário da UFMG, do TESC, da FUMEC, da USP e da Universidade Federal de Ouro Preto.

Sobre Papoula Bicalho

É realizadora audiovisual, diretora e professora de teatro. Seu Doutorado em Artes na Unicamp resultou em 11 vídeos que são hoje usados por escolas de formação de atores e inúmeras universidades de teatro no Brasil. Atuou como diretora de programas da Rede Minas, onde foi coordenadora de pauta do programa cultural Agenda e criadora do programa Ribalta.

Sobre o Sabadão

Realizado desde o ano 2000, o Sabadão é o projeto de encontros do Galpão Cine Horto, que convida artistas de destaque na cena teatral brasileira para refletirem sobre o seu fazer e compartilharem sua experiência. As palestras, debates, exibições de vídeos e aulas-espetáculo, todos gratuitos, tem periodicidade mensal e são voltados para estudantes e profissionais de teatro.

*Não é necessário fazer inscrição para o evento

Data: 13 de abril
Horário: 14h
Ingresso: Gratuito (sujeito à lotação do espaço)
Classificação: Livre
Categoria: | Assuntos:

Cadastre-se em nossa newsletter

E-mail*

Entre em contato

Rua Pitangui, 3613, Bairro Horto
Belo Horizonte - MG - Brasil - CEP.: 31030-065

+55 31 3481-5580

contato@galpaocinehorto.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta das 9h às 22h, sábado das 9h às 17h e domingo das 15h às 21h.
Bilheteria – Aberta sempre 2h antes das apresentações.
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) - segunda a sexta das 14h às 19h

Como Chegar