Mostra dos Cursos Livres de Teatro | Qua, 12/07

A Mostra dos Cursos Livres de Teatro do Galpão Cine Horto tem como objetivo criar um espaço para que o aluno possa experimentar, diante de uma plateia, os exercícios propostos em sala.

Essa experiência, ao mesmo tempo pedagógica e artística, é fundamental para o processo de amadurecimento e apropriação do conteúdo desenvolvido no semestre, pois a prática do teatro está além da apresentação de espetáculos e cenas. Para que isto aconteça, é preciso estar atento, escutar a si mesmo e ao outro, confiar, arriscar-se e, sobretudo, estar disponível para o jogo.

E é nessa atmosfera de risco, prazer e generosidade que convidamos os amigos e familiares e o público em geral a compartilhar conosco mais uma etapa de nossa aprendizagem.

::: Veja a programação completa :::

 

TEATRO 1 – turma 4

Plural Singular
A busca de si mesmo no encontro com o outro. 
O exercício cênico proposto pela turma 4 do Teatro 1, partiu de questionamento em torno do desafio de ser parte de um todo e, ao mesmo tempo, ser você mesmo. Ao longo do semestre, através das diversas vivências coletivas, improvisações e criações sobre materiais pessoais e fragmentos de textos, o grupo experimentou o jogo cênico coletivo e agora conclui uma etapa levando consigo a impressão de que “você muda, se o outro muda”.

Professora: Letícia Castilho
Alunos: Adriane Morais, Ana Luísa Alves Ferreira, Bárbara Barbalho, Ca Mila, Carlos Martins, Cláudia Lavarini, Douglas Carvalho, Hamilton Romualdo Dutra, Haydyn Petrus, Igor de Souza Soares, Lorena Maruch Gonzaga, Maíra Ramos Cunha, Otacílio Pereira da Fonseca Júnior, Otávio Paes, Samantha Pires, Samuel Rivetti Rocha Balloute, Yasmin Ribeiro Penido, Hyu Oliveira

——————————————–

TEATRO 2 – turma 2

BIO-GRAFIAS
No princípio era o verbo. Nascer, crescer, mais vinte verbos, morrer. Renascer. E no nosso princípio e no nosso verbo, falamos de nós. Nós atados, nós rompidos, nos despimos. No abismo dos nós, buscamos o desenlace. No deserto de nós, encontramos a verdade. Pela fresta da ferida é que entra a luz. A linguagem cura. O ser humano nasce e morre pela boca. Por isso falamos em nós, dos nós, de nós.
Nosso exercício, construído em fatos retalhados, em uma primeira leitura pode parecer desconexo. A vida é assim, as biografias são assim, os fatos isolados fazem todo o sentido quando vistos em conjunto! E ao final, inspirados pelos fragmentos de ”História Para Serem Lidas Em Voz Alta”, de João Dias Turchi e Gustavo Colombini, experimentamos as relações entre espaço, corpos, texto e ritmo, que fundamentaram a composição de imagens resultantes desse jogo coletivo.

Professora: Gláucia Vandeveld
Alunos: Anna Bicalho, Carlos Augusto Nogueira, Clara Garavello, Diogo Nascimento, Fernando Gonzaga Jayme, Igor Viana, Luciana Silveira Alvarez, Mariana de Paula Alves, Raquel Alvim, Thais Barros de Mesquita

——————————————–

TEATRO 4

Eu vou tirar você deste lugar
O desenho num papel veio a partir de uma linha iniciada com um ponto, de onde formas disformes ganharam ou perderam significados. Um bastão como ponto de partida (e porque não, também linha). Daí para o gesto, dos gestos para o movimento, dos movimentos para a ação, das ações para a partitura, das partituras para a composição e de lá para o que vir a encher ou esvaziar mentes. Pontos, linhas, costuras, corpos, espaços, olhos, leituras, bastões e tudo de novo outra vez.

Professor: Fábio Furtado
Alunos: Fabrício Lins, Fernanda de Sá, Heráclito Maia, Licia Iunes, Marcos Fernandes, Maria Pereira, Rodrigo Soares, Thais Soki, Thiago Henrique Monteiro

——————————————–

MÓDULO CRIAÇÃO – Adolescentes:

“Filadélfias”
“E são ilhas também (como todos nós!). Ilhas juntas e perdidas no meio do mar, como um arquipélago.
Estes continentes que limitam o mar, não seriam grandes arquipélagos formados de muitas ilhas,
que somos nós? O mundo todo é um arquipélago”/ Anderson Aníbal.
Inspirados pelo texto “Filadélfia” de David Ives, o Módulo de Criação dos Adolescentes foi levado
a experimentar o lugar autoral da dramaturgia numa composição, onde as ideias foram propostas
e vivenciadas no jogo com o outro, com o espaço, com a palavra, na busca de falarmos sobre nós!

Professoras: Glaucia Vandeveld e Juliana Martins
Alunos: Jade Coelho, Julia de Paula, Júlia Horta, Lola Guimarães, Luara Richie, Luisa Lobo
Vídeo: Tratasedejose

——————————————–

JOGOS TEATRAIS:

Nesse semestre desenvolvemos práticas em torno das relações entre as crianças, das brincadeiras e dos jogos teatrais. Na condução das aulas, buscamos estratégias que despertassem a espontaneidade, a expressividade, o lúdico, o envolvimento de grupo e a cooperação.

Professores: Juliana Martins e Leandro Acácio
Alunos: Abner Ezequiel Diniz, Alice Calixto Faria, Ana Julia Moreira Ribeiro, Anita Martins Del Picchia, Késia Kéren Gonçalves Dias, Luisa Miranda Falcão, Pedro Oliveira da Costa, Rudá de Assis Cardoso Jung, Saynara Elisa Carmo da Cruz, Sophia Gilah M. de Oliveira Moreira, Stela Pinto e Souza

Data: 12/07/2017
Horário: 20H
Ingresso: Gratuita
Classificação: Livre
Categoria: | Assuntos:

Cadastre-se em nossa newsletter

E-mail*

Entre em contato

Rua Pitangui, 3613, Bairro Horto
Belo Horizonte - MG - Brasil - CEP.: 31030-065

+55 31 3481-5580

contato@galpaocinehorto.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta das 9h às 22h, sábado das 9h às 17h e domingo das 15h às 21h.
Bilheteria – Aberta sempre 2h antes das apresentações.
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) - segunda a sexta das 14h às 19h

Como Chegar