Mostra dos Cursos Livres 2017 | 2º Semestre

A Mostra dos Cursos Livres de Teatro do Galpão Cine Horto tem como objetivo criar um espaço para que o aluno possa experimentar, diante de uma plateia, os exercícios propostos em sala. Essa experiência, ao mesmo tempo pedagógica e artística, é fundamental para o processo de amadurecimento e apropriação do conteúdo desenvolvido no semestre, pois a prática do teatro está além da apresentação de espetáculos e cenas. Para que isto aconteça, é preciso estar atento, escutar a si mesmo e ao outro, confiar, arriscar-se e, sobretudo, estar disponível para o jogo.

E é nessa atmosfera de risco, prazer e generosidade que convidamos os amigos e familiares a compartilhar conosco mais uma etapa de nossa aprendizagem. Fiquem ligados no nosso site e página do facebook, temos ótimas novidades para 2018!

Matrículas abertas – 16 de janeiro | Início das aulas – 03 de março

 

Quarta, 13/12 – 20h

 

TEATRO 1 – turma 3: Ruído Branco

Nossa prática em sala foi orientada por experiências diversificadas em torno da descoberta dos elementos do movimento, de estudos sobre o espaço, da vontade de inter-relação.

O universo da música foi escolhido como estímulo de composição para o exercício cênico. Palavras-chave para a construção de uma atmosfera musical: tempo, ritmo, duração, repetição.

Professor: Leandro Acácio

Alunos: Alex Teixeira, André Augusto Deodato, Gisele Hostalácio, Joni Morais, Julia Castro, Laura Souza Lage, Paula Lana Braga de Castro, Rafhael Braga, Tim Marçal, Walisson Avelino, Wendell Guilherme

 

TEATRO 1 – turma 4: Bololô Cênico

O que é bololô? Bololô é confusão, aglomeração, concentração de pessoas. Para a mostra final da Turma 4 do Teatro 1, bololô é a mistura dos exercícios desenvolvidos durante o segundo semestre de 2017; a mistura das pessoas que formam esse coletivo; das vivências de cada um; e dos textos e discursos que cada um trouxe para a criação. Misturar até que criar ou caminhar sozinho se torne impossível!

Professora: Letícia Castilho

Alunos: Alexandre Arenales, Amanda Mota, Bárbara Oliveira, Giulliano Claro, Gustavo Pessoa, Isadora Reis, Jade Coelho, James Kennedy, Jamile Alves, Laura Couto, Paulo Diniz, Raphael Castro, Raquel Pacheco e Sadallo Andere.

 

TEATRO 3 – turma 1: Posso me sentar com você? (Texto inspirado na obra Alguém acaba de morrer lá fora – de Jô Bilac)

Experimentações, corpos e vozes ocupando espaços, gerando deslocamentos, partituras de ações físicas e verbais em atravessamentos.  Escuta, coletivo, pessoas disparando tensões a partir do toque, palavras e ações desenhadas no tempo-espaço buscando o fluxo, lugares e imprevisibilidades.

Escuta! Escuta! Você vem ou não vem? Perto onde? Escuta aqui, eu trago uma tempestade na cabeça e meu espírito está prestes a chover! Tá tudo dilatando e eu não suporto mais isso em mim, entende? Não tem mais espaço, não cabe mais! Eu não posso explodir com tudo isso!

Professora: Kelly Crifer

Alunos: Alexandre Junqueira, Anna Bicalho, Bianca Teixeira Crispim, Bruna Barreto, Carlos Augusto Nogueira, Clara Garavello, Diego Carlos Dávila, Diogo Nascimento, Gilka Fernandes Costa, Igor Viana, Luciana Froes, Nina, Raquel Alvim, Samuel Gomes Pereira, Thais Barros de Mesquita, Thâmara Gomes, Tratasedejose

 

TEATRO 4: O que você chama de costura eu chamo de remendo

“O mundo está absurdamente esquisito”

“Lágrima é dor derretida, dor endurecida é tumor”

“Como é bom ser um camaleão. Se o inimigo espreita, me finjo de pedra”

“Agora vem, Escuta o tambor e vem. Vem dançar com a minha escuridão”

O exercício cênico teve como ponto de partida a articulação de fragmentos de diferentes textos. Também mobilizamos imagens e partituras físicas construídas com o bastão ao longo deste semestre para contar pequenas histórias de amor, esperança e (des)ilusão. Essas histórias refletem as inquietações de cada um de nós. Apresentamos aqui nosso experimento: nossas costuras, nossos remendos.

Professor: Fábio Furtado

Alunos: Bel Loyola, Diogo David de Matos, Felipe Messias, Ieda Trindade, Iran de Oliveira Silva e Freitas, Nídia Ferreira, Lucas Marques, Luisa Almeida Souza, Luiz Gonçalves, Marcelle Montes, Maria Celia Bastos, Mariana Candido, Matheus Carneiro Martins, Pedro Pereira, Renan Vieira, Sandro Azevedo, Thiago Alfenas, Vanda Lourenço, Willana Andrade

 

MÓDULO CRIAÇÃO – ADULTOS: Surpresa!

Um aniversário, uma festa surpresa, um grupo de amigos idosos, uma kitinete repleta de memórias, suspense e revelações.

A montagem do módulo de criação se inspirou na peça Um Suéter laranja em dia de luto de André Felipe para criar uma nova versão da trama onde cada aluno pôde através de sua experiência e do trabalho em sala de aula criar um personagem que retrata com sensibilidade a vida na terceira idade.

Com o apoio do grupo de pesquisadores do Núcleo de Dramaturgia foi possível fazer uma adaptação que tentou dar voz a diversidade de anseios e expectativas da turma, trazendo um tom original e descontraído para a encenação. O trabalho também contou com a parceria dos Núcleos de Cenografia e Figurino do Galpão Cine Horto.

Professores: Camila Morena da Luz e Fábio Furtado

Alunos: André Braz, Andressa Lana, Clarissa Tomasi, Cristina Ribeiro, Daniel Rodrigues, Elisa Granha Lira, Fernanda Flores, Rafael Souza, Rodrigo Calil, Sandra Márcia, Túlio Akar, Velma Pimenta

Cenário: Núcleo de Pesquisa em Cenografia 2017

Orientação: Thálita Motta

Pesquisadores:  Álisson Valentim, Fabiana Metzker, Pedro Henrique Guimarães Castro, Ricardo Destro Júnior, Raquel Elizabeth Byrro Oliveira, Mário Henrique da Silva Santos.

Figurinos: Núcleo de Pesquisa em Figurino 2017

Orientação: Thálita Motta

Pesquisadores: Mariana Marques dos Santos, Maria Elisabeth da Silva, Stella Nardelli, Cleide Veronica de Souza

Dramaturgia: Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia 2017

Orientação: Vinícius Souza

Pesquisadores: Bruno Marini, Letícia Badaró, Lucas Lanza, Mari Posa, Raphael Juliano

 

Data: 13/12/2017
Horário: 20h
Ingresso: Entrada gratuita
Classificação: Livre
Categoria: | Assuntos:

Cadastre-se em nossa newsletter

E-mail*

Entre em contato

Rua Pitangui, 3613, Bairro Horto
Belo Horizonte - MG - Brasil - CEP.: 31030-065

+55 31 3481-5580

contato@galpaocinehorto.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta das 9h às 22h, sábado das 9h às 17h e domingo das 15h às 21h.
Bilheteria – Aberta sempre 2h antes das apresentações.
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) - segunda a sexta das 14h às 19h

Como Chegar