Mostra dos Cursos Livres | 1º SEM/2019 | DIA 3

A Mostra dos Cursos Livres de Teatro do Galpão Cine Horto tem como objetivo criar um espaço para que o aluno possa experimentar, diante de uma plateia, os exercícios propostos em sala. Essa experiência, ao mesmo tempo pedagógica e artística, é fundamental para o processo de amadurecimento e apropriação do conteúdo desenvolvido no semestre, pois a prática do teatro está além da apresentação de espetáculos e cenas. Para que isto aconteça, é preciso estar atento, escutar a si mesmo e ao outro, confiar, arriscar-se e, sobretudo, estar disponível para o jogo.

E é nessa atmosfera de risco, prazer e generosidade que convidamos os amigos e familiares a compartilhar conosco mais uma etapa de nossa aprendizagem.

 

>>> Matrículas abertas para o 2º semestre de 2019

> início das aulas: 3 de agosto

para [+] info, é só clicar aqui!

Fiquem sempre ligados no nosso site e na nossa página do Facebook.

Temos ótimas novidades para 2018!

Ter, 16/07 – 20h

 

TEATRO 1 – turma 2

“Estudos, ou Como Se Fosse”

Espaço, respiração. Ver, enxergar, conectar, andar, ocupar, imaginar como se fosse uma peça! Partindo das investigações vivenciadas durante o semestre focadas na consciência do próprio corpo, na relação com o espaço, no jogo, no fortalecimento do coletivo e no entendimento da teatralidade, a turma do teatro 1 propõe seu “Estudos, ou Como se Fosse” para vivenciar a presença!

Professora: Juliana Martins

Participantes: Ciro Simões, Danilo Ribeiro Teles, Fabrício Augusto, Luiz Redleh, Mariana Reis, Pitty Negreiros Picardi, Sofia de Lafuente

TEATRO 1 – turma 3

“O Inominável”

A sala de aula de uma escola de teatro é uma espécie de oásis, principalmente hoje, em que o obscurantismo, o mercantilismo e a intolerância parece permear as relações. Neste semestre, investigamos o corpo e a voz, primeiro palco do ator, como matéria criativa e expressiva para a cena. Se perceber, perceber o outro e o espaço. Caminhamos rumo a um princípio que alicerça a arte do teatro: o contato, a troca, a experiência compartilhada, ou simplesmente estar junto e fazer algo juntos. O romance “O Inominável”, do dramaturgo Irlandês Samuel Beckett, foi nosso ponto de partida e nosso território de jogo.

Professor: Cristiano Peixoto

Participantes: Adriano Sugimoto, Gracielle Prado, Hafael, Maria Clara Nunes, Mateus Servilha, Sara Aredes

TEATRO 2 – turma 1

“Carrego Pedras em Mim… O que lhe Foi Tirado Hoje?”

“Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora. O que lhe foi tirado hoje?” Inspirados pelos autores Grace Passô, Marcílio França Castro, Henrique Vertchenko, entre tantos outros lidos e trabalhados neste semestre, além dos textos autorais propostos pelos alunos, a turma 1 do Teatro 2 vem propor a experimentação do jogo nas composições entre corpo, espaço, imagem e texto, tendo como base a percepção e a escuta no jogo coletivo na busca por uma metáfora cênico-poética em contraponto a esses nossos tempos tão duros!

Professora: Gláucia Vandeveld

Participantes: Cláris Bonifácio Moreira dos Reis, Diana Coelho, Fernando César Bicalho, Fredy Antoniazzi, Guilherme Viegas, Hercules Diniz, Isabella Oliveira Mendes, Isac Falcão, Lucas Pereira, Monica Nogueira dos Santos, Nickary Felipe dos Santos, Pedro Melo, Raphael Vilas Boas Leonel Ribeiro, Roberto Mauro Rocha, Vinicius Tonet

TEATRO 3 – turma 2

“Conheço Tão Bem o Buraco Onde Quer nos Enterrar Vivos”

Fragmentos de textos inspirados no livro SOBRE-VIVENTES, de Cidinha da Silva.

Iniciamos buscando a neutralidade, buscando nos livrar de gestos e ações mecânicas, maneirismos e vícios, exercitando corpos em prontidão, potentes, criativos e despertos. Atentos à escuta, exercitamos a troca, comunicação corpórea e energética no jogo de ação-reação. O corpo em contato. Pele, músculo, osso, ritmos, planos e velocidades foram explorados e assim fomos desenhando composições no espaço, preenchendo espaços vazios. Ações físicas impulsionadas pela busca de intenção, organicidade, precisão. Puxar, empurrar numa profusão de corpos, contornos e limites, no universo das sensações e estados impulsionados pela repetição, decomposição das ações e movimento. Fragmentos que se desdobram em transformações, como esboços de “pessoas”, pedaços humanos que procuram, às vezes inutilmente, se recompor em cena. Outras lembranças ainda estão por vir.

Professor: Kelly Crifer

Participantes: Ailton Santos Silva Júnior, Anderson Rocha de Jesus Fernandes, Breno de Souza Botelho, Iara Coimbra Gomes, Jamile Alves, Melissa Campos Alves, Paulo Soares Mateus, Wanessa Peres Rabelo

TEATRO 5 – turma 2

“Não Será Melhor Pensar que Estamos Aqui por Equívoco?”

Uma sala, um emprego, uma relação, um elevador. À espera de um herói, de um amor, de dinheiro, de justiça, de salvação. O que te prende a alguém? Se a porta se abrir você sairá imediatamente?

A partir de fragmentos e estudos dos textos Esperando Godot (Samuel Beckett ), Entre Quatro Paredes (Jean-Paul Sartre) e Chorume (Vinícius Calderoni) traçamos uma linha que tem curvas e que faz nó, que às vezes ata, outras vezes desata.

O que é que estamos fazendo aqui afinal? Corajoso é quem fica?

Professora: Camila Morena da Luz

Participantes: Douglas Carvalho, Haydyn Petrus, Jamile Alves, João Maria, Samantha Pires

Data: 10 de julho
Horário: 20h
Ingresso: Entrada gratuita
Classificação: Livre
Categoria: | Assuntos:

Cadastre-se em nossa newsletter

E-mail*

Entre em contato

Rua Pitangui, 3613, Bairro Horto
Belo Horizonte - MG - Brasil - CEP.: 31030-065

+55 31 3481-5580

contato@galpaocinehorto.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta das 9h às 22h, sábado das 9h às 17h e domingo das 15h às 21h.
Bilheteria – Aberta sempre 2h antes das apresentações.
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) - segunda a sexta das 14h às 19h

Como Chegar