Mostra dos Cursos Livres | 1º SEM/2019 | DIA 4

A Mostra dos Cursos Livres de Teatro do Galpão Cine Horto tem como objetivo criar um espaço para que o aluno possa experimentar, diante de uma plateia, os exercícios propostos em sala. Essa experiência, ao mesmo tempo pedagógica e artística, é fundamental para o processo de amadurecimento e apropriação do conteúdo desenvolvido no semestre, pois a prática do teatro está além da apresentação de espetáculos e cenas. Para que isto aconteça, é preciso estar atento, escutar a si mesmo e ao outro, confiar, arriscar-se e, sobretudo, estar disponível para o jogo.

E é nessa atmosfera de risco, prazer e generosidade que convidamos os amigos e familiares a compartilhar conosco mais uma etapa de nossa aprendizagem.

 

>>> Matrículas abertas para o 2º semestre de 2019

>> início das aulas: 3 de agosto

> para [+] info sobre as inscrições, é só clicar aqui!

Fiquem sempre ligados no nosso site e na nossa página do Facebook.

Qua, 17/07 – 20h

 

TEATRO 1 – turma 4

“Descompasso da Velha Valsa” 

Na origem da civilização, vemos o molde e a semente da angústia. A partir dos exercícios vivenciados durante o semestre, a turma 4 do Teatro 1 procura criar a imagem do poder visto por meio da necessidade de ruptura e a condição humana sendo constituída em suas cicatrizes. O desenho de uma sociedade que se comunica cada vez mais virtualmente está dado. E o indivíduo se vê adoecido, superficial, perdido e afogado na liquidez dos dias que lhe são impostos. No entanto, há formas de acordar e de dar adeus ao descompasso da velha valsa.

Professora: Letícia Castilho

Participantes: Alice Meirelles, Amanda Campos, Andréia Ribas, Andressa Nunes, Bernardo Enock, Bruna Camargos, Isabela Lobo, Juan Cordeiro, Julia Rodarte, Kaio Chaves, Melissa Rachid, Samuel Montalvão, Thomaz Andrade

TEATRO 2 – turma 2

“Que Palavra Será? Como dizer? Tudo Isto… Isto Aqui…”

Como dizer? Para quem? Quem escuta? Das nossas apreensões aos nossos medos… Quem grita? “Meu corpo é uma carta a ser enviada. Que espera ser enviada e que encontre o destinatário correto. Meu corpo espera que esse destinatário entenda a língua e linguagem.” Inspirados pelos textos de Clarice Lispector, Samuel Beckett, Pedro Kalil e textos autorais, a turma 2 do Teatro 2 propõe para a mostra um exercício criado a partir de questões e perguntas que nos assombram, numa investigação sobre a composição cênica com os elementos palavra, forma, espaço e ritmo, buscando encontrar no jogo com o outro o sentido, o propósito da descoberta e a criação.

Professora: Gláucia Vandeveld

Participantes: Alexandre Miguel, Alessandra Beatriz Duarte, Alexia Victoria Polazi, Ana Luiza Gomes, Anna Bárbara Martins, Breno Washington da Paixão, Djenane Oliveira, Gaby Almeida Costa, Luisa Azeredo Silveira, Luisa Guimarães, Marcela Rodrigues, Rafael Lara, Ravik Ritiely, Tobias Morato, Vanessa Soares Cerqueira

TEATRO 3 – turma 1

“Onda” 

Corpo, o outro, o espaço e a palavra em um jogo de ação-reação –exploração dos desenhos de gestos, movimentos, ações físicas e verbais no espaço e tempo (direções, planos, oposições, quedas e rolamentos; intenção, impulso, energia, organicidade e precisão). Paredão, refugiados, onda. Deixa eu dançar! Tomamos pra nós esse tempo das noites de quarta com tamanha intensidade que tudo nos movia, nos acontecia. O movimento mais simples, quando verdadeiro, chegava até nós e não conseguíamos mais controlar. Trouxemos nossas ocupações urgentes e quando parecia que nos enxergávamos, tudo despencava novamente. Enfim, a gente se fortaleceu com a pulsão coletiva. Nosso exercício é como um flash mob. Aqui, no agora, do cotidiano para um fluxo de tempo extracotidiano, nos aglomeramos instantaneamente para experimentar determinadas ações inusitadas previamente combinadas, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. Como uma onda que vem. E vai. E vem. E vai.

Professora: Kelly Crifer

Participantes: Alex Dalton Dias, Alice Marco Peres Loyola, Ana Carolina Chiencatti Rocha, Ana Cristina Balsemão da Fonseca Machado, Bárbara Casseb, Carolina Araújo Esteves, Cecília Silva Campos do Amaral, Celso Meireles Alves, Davidson Alves Rocha, Diego Rodrigues Santiago, Fernanda Alves de Oliveira, Fernando Gonzaga Jayme, Gabriela de Almeida Zani, Julia Mendes Ribeiro, Lorena Maciel Oliveira, Mariana Fonseca Machado, Natália Lopes dos Santos, Priscila Tessuto Campos, Thiago Filipe Martins Bicalho

TEATRO 4

“Você Dança com a Vassoura?”

Compor com todos os sentidos. Esse foi o centro do trabalho desenvolvido ao longo do semestre pelo Teatro 4. Como produzir, reproduzir, descobrir, desaprender, inventar, reinventar com o aparente rígido e estático bastão? Buscar no afeto, na memória, nas palavras, na música, no conhecimento do próprio corpo, no contato, nos verbos, no sentir… aquilo que nos toca de dentro pra fora e de fora pra dentro, impulso pra construir novos sentidos e para explorar o já conhecido com o objeto, aparentemente, esgotado pela visão cotidiana. Dança com a gente até de manhã?

Professor: Fábio Furtado

Participantes: André Augusto Deodato, Clara Bastos, Fernanda Moura, Gisele Hostalácio, João Lucas Baptista, Juliano Baeta, Luísa Lobo, Natália Morais, Thais Barros de Mesquita

Data: 11 de julho
Horário: 20h
Ingresso: Entrada gratuita
Classificação: Livre
Categoria: | Assuntos:

Cadastre-se em nossa newsletter

E-mail*

Entre em contato

Rua Pitangui, 3613, Bairro Horto
Belo Horizonte - MG - Brasil - CEP.: 31030-065

+55 31 3481-5580

contato@galpaocinehorto.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta das 9h às 22h, sábado das 9h às 17h e domingo das 15h às 21h.
Bilheteria – Aberta sempre 2h antes das apresentações.
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) - segunda a sexta das 14h às 19h

Como Chegar