Editais premiam duas cenas com auxílio-montagem de R$ 10 mil [INSCRIÇÕES PRORROGADAS]

Rascunho de Cena

O Galpão Cine Horto abre nesta segunda as inscrições para dois editais voltados para as artes cênicas: 8º Rascunho de Cena e 1º Montagem de Rua.

Inédito, o edital Montagem de Rua vai selecionar um projeto de teatro de rua, a ser encenado no encerramento do 20º Festival de Cenas Curtas, em setembro.

Rascunho de Cena/Cena-Espetáculo é uma seleção pública já bastante conhecida pelo meio artístico no estado, retomada agora após um hiato de cinco anos. O edital selecionará um projeto novo que também resultará em peça – neste caso, para o palco.

A melhor cena de cada um dos dois processos seletivos receberá um prêmio no valor de R$ 10 mil, a título de auxílio-montagem.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 25 de março, e seguem abertas até 28 de abril.

O regulamento e o formulário para os interessados em submeter proposta ao Rascunho de Cena/Cena-Espetáculo e ao Montagem de Rua estão disponíveis via https://goo.gl/forms/zND7dglMdcJyvTEx2.

Patrocinadores

O Galpão Cine Horto conta com os patrocínios do Instituto Unimed-BH, Cemig e o apoio da Usiminas e VLI, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e também com recursos da Lei Municipal de Cultura de Belo Horizonte. 

Esboço criativo

Espécie de laboratório de inquietação e experimentação no campo das artes cênicas, no Rascunho de Cena uma comissão elege 12 trabalhos de maior potencial , como um primeiro esboço criativo, com duração máxima de oito minutos. Os selecionados serão encenados publicamente na Mostra Rascunhos de Cena, na segunda quinzena de junho.

Durante as apresentações dos “rascunhos”, uma comissão seleciona quatro trabalhos para se desenvolverem em cenas de 15 minutos e participarem da noite de abertura do Festival de Cenas Curtas. Essas cenas recebem o mesmo apoio dos projetos selecionados para o festival, mas não concorrem ao voto popular que escolhe a melhor cena de cada noite.

O trabalho mais consistente entre os quatro escolhidos receberá o apoio previsto neste edital para se transformar em um espetáculo de longa duração. O objetivo é contribuir para o fortalecimento de processos criativos baseados no risco e na experimentação, além de contribuir para a formação de público –visto que é possível acompanhar todas as etapas criativas de uma obra teatral, nestes dois momentos (rascunho e cena estruturada) e em ensaios abertos, até que se chegue ao trabalho consolidado.

RASCUNHO DE CENA | CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO

25 de março – Início das Inscrições para a Mostra Rascunhos de Cena

28 de abril 5 de maio – Final das Inscrições para a Mostra Rascunhos de Cena

3 de maio 13 de maio – Divulgação das 12 cenas selecionadas para a Mostra Rascunhos de Cena

22 e 23 de junho – Mostra Rascunhos de Cena

24 de junho – Divulgação das quatro cenas selecionadas para a Mostra Cena-Espetáculo

24 de setembro – Mostra Cena-Espetáculo dentro do Festival Cenas Curtas

29  de setembro – Divulgação da cena vencedora da Mostra Cena-Espetáculo

Março de 2020 – Temporada de estreia do novo espetáculo da Mostra Cena-Espetáculo

Fomento ao teatro de rua

Montagem de Rua é um edital novo, criado com objetivo de estimular a criatividade e fomentar a produção do teatro de rua local, com o objetivo de encorajar a pesquisa de linguagem e proporcionar ao público o acesso a uma diversidade maior de gêneros teatrais.

Podem participar artistas, grupos e coletivos da cidade de Belo Horizonte e região metropolitana que não estejam ligados diretamente ao Galpão Cine Horto, com vínculos empregatícios ou por meio de contratos contínuos, ou mesmo integrantes da equipe curatorial e ou funcionários do Grupo Galpão ou do Galpão Cine Horto exercendo funções diretas e fundamentais na cena inscrita.

MONTAGEM DE RUA | CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO

25 de março – Início das inscrições

28 de abril – Final das inscrições

3 de maio – Divulgação dos selecionados para a 1ª Etapa: Projeto de Montagem

19 de maio – 1ª Etapa: Projeto de Montagem (duas ou três cenas)

20 de maio – Divulgação da melhor cena

29 de setembro – 2ª Etapa: Apresentação da cena selecionada dentro do Cenas Curtas

Outubro – Temporada da Montagem de Rua 2019, com quatro apresentações

Cadastre-se em nossa newsletter

E-mail*

Entre em contato

Rua Pitangui, 3613, Bairro Horto
Belo Horizonte - MG - Brasil - CEP.: 31030-065

+55 31 3481-5580

contato@galpaocinehorto.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta das 9h às 22h, sábado das 9h às 17h e domingo das 15h às 21h.
Bilheteria – Aberta sempre 2h antes das apresentações.
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) - segunda a sexta das 14h às 19h

Como Chegar