Trupe de Truões (Uberlândia/MG)

Região: Triângulo Mineiro

Endereço sede: Av. Ana Godoy de Sousa, 381. Santa Mônica

E-mail: trupedetruoes@gmail.com

Site: http://trupedetruoes.blogspot.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/pg/trupedetruoes

Fundação do grupo: 2002

 

Apresentação do grupo:

 A Trupe de Truões é fruto da união do diretor Paulo Merísio com um grupo de egressos do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia em 2002. Desde então desenvolve projetos de montagem aliados à pesquisa e aprimoramento estético, com atividades de formação de público e espectador e formação de artistas e gestores culturais em sua cidade sede.

 

No ano de 2010 a Trupe se consolidou como Ponto de Cultura em Uberlândia/MG, que se constitui como a principal ação do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, articulando todas as suas demais ações e mediando uma rede de criação e gestão cultural. Idealizado em 2009 pelos artistas da Trupe que possuem experiência como docentes em escolas públicas e outros espaços de ensino, o Ponto de Cultura Trupe de Truões “Ensino Encena: formação e multiplicação no teatro infantojuvenil” se organiza a partir do desejo deste Grupo em multiplicar técnicas e linguagens desenvolvidas na pesquisa acerca da produção teatral infantojuvenil; além de atender à carência que os alunos de escola pública têm em relação ao universo artístico. 

Desde 2010 o Grupo mantém uma sede chamada Ponto dos Truões, onde são realizadas atividades de pesquisa e criação artística do grupo e de outros artistas da cidade.

Data de fundação da sede visitada: 2010

 

Apresentação do local:

O Ponto dos Truões é um galpão localizado em um bairro residencial de Uberlândia, próxima à Universidade Federal. O Galpão é amplo e de dimensões adequadas para receber ensaios, oficinas, espetáculos e eventos culturais. Desde sua fundação, o Galpão recebeu reformas e melhorias para se adaptar às atividades do grupo. O espaço se compõe de recepção, escritório, depósito de cenários e figurinos, cabine técnica, cozinha, banheiros e área de cena com arquibancadas móveis. Além das atividades da Trupe, a sede recebe apresentações, seminários e eventos de terceiros. Desde sua abertura, o espaço acolheu mais de 700 artistas em ensaios, debates, oficinas e apresentações, além de aproximadamente 8000 espectadores.

Fotos: Bárbara Ribeiro e Tiago Carneiro

 

Acervo encontrado:

O acervo do grupo encontra-se em bom estado de organização e conservação. Na entrada da sede do grupo possui uma placa com informações sobre o ponto de cultura e uma das paredes possui o nome e logomarca do grupo. Na recepção da sede possui varias prateleiras de vidro onde ficam dispostos vários prêmios que o grupo recebeu.

A maioria do material se encontra digitalizado. O depósito de cenário reúne o material dos espetáculos em atividade e outros materiais de uso para ensaios e processos de criação. O depósito de figurinos também está organizado e dividido entre figurinos de uso exclusivo dos espetáculos da Trupe e outros de uso comum (para aulas, oficinas e processos de criação). Todo ano, a equipe realiza um mutirão de descarte e reorganização do material, mas o grupo ainda precisa definir uma política de descarte para evitar o acúmulo de peças gráficas sem uso de maneira mais planejada.

Não há biblioteca na sede, mas o grupo mantém um armário com livros (ainda sem catalogação) que podem ser emprestados para os alunos e funcionários. Após a visita do CPMT, os livros e apostilas foram organizados por assunto. O arranjo documental do Grupo Galpão foi apresentado para o grupo como exemplo de organização física, replicando para a virtual. O site do Grupo Galpão também foi utilizado como exemplo de disseminação de memória do grupo.

 

A visita do projeto ocorreu entre os dias 17 e 20/11/2016. Foram realizadas entrevistas em vídeo com as integrantes Laís Batista, Cida Perfeito e Maria de Maria.

Cadastre-se em nossa newsletter

E-mail*

Entre em contato

Rua Pitangui, 3613, Bairro Horto
Belo Horizonte - MG - Brasil - CEP.: 31030-065

+55 31 3481-5580

contato@galpaocinehorto.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta das 9h às 22h, sábado das 9h às 17h e domingo das 15h às 21h.
Bilheteria – Aberta sempre 2h antes das apresentações.
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) - segunda a sexta das 14h às 19h

Como Chegar