Grupontapé (Uberlândia/MG)

Região: Triângulo Mineiro

Endereço sede: Rua Tupaciguara, 471. Bairro Aparecida.

E-mail: grupontape@grupontape.com.br

Site: http://www.grupontape.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/pg/grupontapedeteatro

Fundação do grupo: 1994

 

Apresentação do grupo:

O Grupontapé de Teatro foi criado em 1994, durante a montagem do espetáculo “A Mulher Sem Pecado”, de Nelson Rodrigues. Tendo como princípio a difusão das artes cênicas comprometida com o desenvolvimento social, o grupo faz um trabalho contínuo de criação em diferentes linguagens e linhas de pesquisa. A Escola Livre do Grupontapé de Teatro oferece cursos e oficinas em Uberlândia. Uma programação permanente acontece no teatro da Escola com apresentações do grupo, alunos da Escola Livre, convidados e comunidade. O Grupo já circulou por 18 Estados e Distrito Federal, sendo por meio de seus projetos ou como convidado por mostras, festivais, em espaços públicos e privados, levando para o público seus espetáculos, oficinas, palestras e outras atividades.

 

Principais montagens: “Questão de Hábito” –  criação coletiva do Grupo (1997) / “O Beijo na Terra” – Prêmio Encena Brasil – Texto: Marcus Vinícius de A. Camargo e Direção: Rose Batistella (2001) / “O Santo e a Porca” de Ariano Suassuna  e “ De Flor eu Gosto” de Irley Machado – Direção:  Irley Machado (2004) / “Balaio Popular”, de Katia Lourenço (roteiro) e Direção:  Fernando Limoeiro (2005) / “Balaio Popular – Cordel e Mamulengo” – Prêmio Funarte Myriam Muniz, de  Fernando Limoeiro/Katia Lourenço e Direção: Fernando Limoeiro (2006) / “Asas” de Irley Machado e Direção: Fransérgio Araújo (2008) / “O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna e Direção: Roberto Mallet (2008) / Média-metragem: “Asas ao Redor de Mim”, baseado no texto homônimo de Irley Machado, com Direção de Marcial Rezende e Murilo Rezende (2008) / “A Rainha do Rádio” de José Safioti Filho e Direção: Antonio Carlos Brunet (2009) / “Estranhas Galinhas” Prêmio Funarte Myriam Muniz – Texto e  Direção: Fernando Limoeiro (2009) / “Por de dentro” – Texto: Guimarães Rosa, adaptação de Eduardo Moreira – Direção: Eduardo Moreira e Katia Lourenço / “Tempo de águas”, de Patricia Zangaro – Direção: Inês Peixoto (2017).

Data de fundação da sede visitada: 2001

 

Apresentação do local:

A Escola Livre do Grupontapé de Teatro é um espaço de formação continuada que atende o público de Uberlândia e região com cursos de teatro para crianças, adolescentes e adultos. O espaço contempla também um teatro alternativo que abriga atividades do próprio grupo e de sua escola, bem como está permanentemente aberto a outros artistas, grupos e produtores locais e de fora. Projetos realizados pela Escola Livre: – Festival de Cenas Curtas; – Dia Internacional do Teatro; – Leituras dramáticas; – Ensaios e apresentações teatrais. Projetos ligados a gestão cultural e intercâmbios: – Encontro de Artes Cênicas do Cerrado – EACC – 2 edições (2007 e 2009); – Jornada de Produção e Gestão Cultural – 2 edições (2014 e 2016).

Fotos: Bárbara Ribeiro, Tiago Carneiro e Marcos Coletta

 

Acervo encontrado:

O espaço possui boa organização e contém vários objetos, figurinos, adereços, cenários e considerável quantidade de peças gráficas, em especial cartazes, de espetáculos e eventos artísticos ocorridos não só na sede, mas em Uberlândia e região. O espaço também guarda acervo da dupla sertaneja “Pena Branca e Xavantinho”.  O grupo ainda não possuía, até então, sistematização e catalogação do seu acervo e o espaço onde o material é armazenado apresenta riscos causados pela umidade e outros agentes deteriorantes – algumas peças já se encontravam danificadas pelo armazenamento inadequado. Grande parte do acervo não se encontra digitalizado, algumas peças gráficas só possuem um exemplar. Foi realizado um mutirão de organização, seleção e descarte e iniciado um plano de organização do material. Durante a visita foi realizado o mapeamento e registro da sede e acervo do grupo, alguns integrantes do grupo receberam orientações sobre conservação, registro e preservação. Foram filmadas entrevistas com os integrantes Katia Lourenço, Juliano Rodrigues e Aline França.

Cadastre-se em nossa newsletter

E-mail*

Entre em contato

Rua Pitangui, 3613, Bairro Horto
Belo Horizonte - MG - Brasil - CEP.: 31030-065

+55 31 3481-5580

contato@galpaocinehorto.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta das 9h às 22h, sábado das 9h às 17h e domingo das 15h às 21h.
Bilheteria – Aberta sempre 2h antes das apresentações.
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) - segunda a sexta das 14h às 19h

Como Chegar