Grupo In-Cena de Teatro (Teófilo Otoni/MG)

Região: Vale do Mucuri

Endereço sede antiga: Rua Francisco Sá, 129, Centro. 

Endereço da sede atual (2017): Rua Amadeu Onofre, 206, Manoel Pimenta.

E-mail: producaoin-cena@hotmail.com

Blog: http://grupoin-cenaciadeteatro.blogspot.com

Facebook: https://www.facebook.com/pg/grupoincena

Fundação do grupo: 2007

 

Apresentação do grupo:

O Grupo In-Cena de Teatro é o primeiro grupo do Vale do Mucuri a profissionalizar-se e a ter o seu trabalho reconhecido fora do estado de Minas Gerais. Trabalho este, pautado na pesquisa do teatro contemporâneo, com ênfase nas questões existenciais do ser humano e ainda, na cultura regional.Foi fundado em 2007 por André Luiz Dias e Cida Correia, promovendo cursos de formação livre. Gerencia o Espaço Cultural In-Cena, sede da Escola Livre de Teatro, Grupo In-Cena de Teatro e do Instituto Cultural In-Cena, espaço onde são ofertadas diversas oficinas, artísticas e culturais. Criou e realiza anualmente o FESTTO – Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni. O Grupo se mantém por meio de circulação e venda de espetáculos, editais de cultura, parcerias com universidades, escolas e instituições como o SESC e apoio de empresários e comerciantes locais.

Data de fundação da sede visitada: 2012

 

Memória em Circulação | Grupo In-Cena de Teatro (Teófilo Otoni/MG) from Galpão Cine Horto on Vimeo.

 

Apresentação do local:

Em 2012 foi inaugurado o Espaço Cultural In-Cena – sede da Escola Livre de Teatro e do Grupo In-Cena de Teatro, contendo 4 salas de ensaio/aula/oficina; um Teatro de Bolso, com capacidade máxima de 30 a 40 pessoas; um espaço para leitura e doação de livros; um escritório; um depósito/oficina de figurinos; uma sala para material técnico e uma cozinha/copa. Antigamente, o espaço abrigou um bar/prostíbulo, em uma zona boêmia da cidade. Atualmente o sobrado é ocupado, em seu primeiro piso, por uma igreja evangélica.

 

Fotos: Bárbara Ribeiro, Tiago Carneiro e Marcos Coletta

 

Acervo encontrado:

O espaço possui boa organização e contém vários objetos antigos em exposição, destaque para um piano da década de 60 e um projetor de cinema da década de 50, porém sem identificação adequada. No acervo do grupo, materiais impressos (cartaz, folder, programas, ingressos, fotos) jornais e CDs, estão em caixas arquivo, necessitando armazenamento adequado. O grupo ainda não possui sistematização e catalogação do acervo e o espaço onde o material é armazenado apresenta riscos causados pela umidade. O grupo foi orientado sobre o armazenamento, catalogação e disponibilização de seu acervo, de acordo com a realidade material e física disponível.

Durante a visita foi realizado o mapeamento da sede e acervo do grupo, alguns integrantes do grupo receberam orientações sobre conservação, registro, preservação e memória. Foram feitos registros fotográfico e audiovisual e entrevistas com os integrantes André Luiz Dias, Amanda Chaves, Allysson Wander, Florisvaldo Junior, Luanna Aragão e Margot Souza.

 

Cadastre-se em nossa newsletter

E-mail*

Entre em contato

Rua Pitangui, 3613, Bairro Horto
Belo Horizonte - MG - Brasil - CEP.: 31030-065

+55 31 3481-5580

contato@galpaocinehorto.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta das 9h às 22h, sábado das 9h às 17h e domingo das 15h às 21h.
Bilheteria – Aberta sempre 2h antes das apresentações.
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) - segunda a sexta das 14h às 19h

Como Chegar