Grupo Farroupilha (Ipatinga/MG)

Região: Vale do Aço

Endereço sede: Av. Londrina, 180. Bairro Veneza II

E-mail: teatrofarroupilha@gmail.com

Site: http://teatrofarroupilha.blogspot.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/TeatroFarroupilha

Fundação do grupo: 1995

 

Apresentação do grupo:

O Grupo Farroupilha pesquisa uma linguagem interdisciplinar, mesclando estilos, técnicas e estéticas. O grupo já montou 18 espetáculos, lançou um CD com a trilha sonora da peça “Estórias de bichos” e a revista “Clown para Todos”. Também realiza oficinas e cursos de teatro e circo e tem circulado por várias cidades de Minas e outros estados. Em 2007 e 2009, o grupo foi contemplado com o Cena Minas – Prêmio Estado de Minas Gerais de Artes Cênicas. Em 2011 recebeu o Prêmio Funarte Artes na Rua. Em 2012, realizou pelo Fundo Estadual de Cultura projeto de circulação e formação cultural no interior de Minas Gerais. O Farroupilha participa do Movimento Cultural da Vale do Aço e desenvolve um trabalho baseado na cooperação entre seus membros, valorizando os processos coletivos de criação. Com trajetória consolidada, atividade continuada e currículo extenso, o grupo figura como referência teatral no interior de Minas. Integrantes: Claudiane Dias, Didi Peres e Fran Silvestre.

 

Data de fundação da sede visitada: 2007

 

Apresentação do local:

Desde 2007, com o patrocínio da Usiminas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o grupo ocupa o Teatro Circu-Lar Farroupilha, local onde cria, ensaia, apresenta espetáculos, realiza intercâmbios, ministra cursos e oficinas para a comunidade, beneficiando pessoas de todo o Vale do Aço. A sede se localiza em bairro residencial próximo ao centro da cidade. Sua estrutura atual foi construída sobre terreno de uma casa residencial adaptada e ampliada para receber as atividades do grupo. Além da estrutura da casa, a sede conta com um espaço para prática circense, um galpão para prática de oficinas e apresentações, um depósito de cenários e figurinos e um jardim frontal. Uma sala administrativa funciona como escritório, arquivo e sala de reunião.

Fotos: Barbara Ribeiro e Marcos Coletta

 

Acervo encontrado:

A sede concentra seu material em dois espaços: a sala administrativa e o depósito de cenários e figurinos. Na sala administrativa estão localizados os documentos, materiais gráficos, vídeos, fotos, livros, premiações e equipamentos eletrônicos. A sala funciona como escritório, sala de produção e reunião. O depósito de cenários e figurinos foi construído para este fim e está em bom estado de organização e preservação. O material se organiza em prateleiras de ferro, dentro de caixas numeradas e inventariadas em lista. Se constatou necessário criar uma política de memória para selecionar objetos cênicos, material de valor histórico e material que possa ser descartado para otimizar a utilização do espaço.

O grupo não pratica de forma sistemática o backup do acervo digital e, por isso, vários arquivos foram perdidos, devido à queima de um dos computadores. Os arquivos de cunho pedagógico são os mais organizados. O grupo possui grande quantidade de registro audiovisual das atividades atuais, mas falta registros dos primeiros espetáculos. O Farroupilha conta com o apoio das historiadoras Valéria Ferreira Mendes e Leila Cunha que estão trabalhando na digitalização e catalogação do acervo fotográfico do grupo.

Na sede não há biblioteca, mas existe uma estante de livros de assuntos e temas variados sem catalogação e não disponíveis para empréstimo. Algumas fotos e peças gráficas estão expostos pela sede, mas sem identificação adequada.

A palestra “Teatro e Memória” ocorreu no dia 09/03 e teve cerca de 30 participantes, a maioria integrantes de outros grupos teatrais, professores, agentes culturais e parceiros do Farroupilha.

A visita do projeto ocorreu entre os dias 06 e 10/03/2017. Foram realizadas entrevistas em vídeo com os integrantes Didi Peres, Claudiane Dias e Fran Silvestre.

 

 

Cadastre-se em nossa newsletter

E-mail*

Entre em contato

Rua Pitangui, 3613, Bairro Horto
Belo Horizonte - MG - Brasil - CEP.: 31030-065

+55 31 3481-5580

contato@galpaocinehorto.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta das 9h às 22h, sábado das 9h às 17h e domingo das 15h às 21h.
Bilheteria – Aberta sempre 2h antes das apresentações.
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) - segunda a sexta das 14h às 19h

Como Chegar