Cia. Os Teatráveis (Divinópolis/MG)

Região: Oeste de Minas

Endereço sede: Rua Bananal, 480. Santo Antônio.

E-mail: contato@osteatraveis.com.br

Site: http://www.osteatraveis.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/osteatraveis

Fundação do grupo: 2007

 

Apresentação do grupo:

Coordenada por Hamilton Costa, a Cia Os Teatráveis possui uma década de atuação em Divinópolis e região, focada, principalmente em teatro empresarial, projetos para escolas e montagens socioeducativas. A Cia acumula 39 trabalhos artísticos de diversas linguagens como o teatro infantil, a palhaçaria, a contação de histórias e o stand-up comedy. Também oferecem cursos, oficinas, palestras, organizam festivais e mostras de esquetes e apresentam um programa de rádio na cidade. Seus integrantes fixos são: Hamilton Costa, Cristopher Costa, Taciana Costa e Ailton Costa. Outros artistas são convidados para integrar o elenco dos espetáculos e projetos em atividade: Alessandro Domingos, Bruna Tatiani, Débora Cristina, Diego Matias, Flávia Simão, Heitor Júnior, João Batista, Juca Figueiredo, Kleber Foguinho, Leandro Morais, Luana Carrara, Nayara Naila, Paulo Araújo, Ronara Soares, Rosilene Maria, Tatiana Fonseca, Tiago BJ e Vinícius Martins.

Data de fundação da sede visitada: 2012

 

Apresentação do local:

O CEGEC – Centro Gerador de Cultura é um espaço onde funciona a sede da Cia Os Teatráveis e oferece oficinas, cursos, ensaios, palestras, encontros e apresentações teatrais. A casa se localiza em bairro próximo à região central da cidade e foi adaptada para receber as atividades da companhia. Nos fundos da casa foi construído um galpão multiuso que abriga todas as atividades. A casa possui escritório, cozinha, banheiros, sala para guarda de materiais e figurinos e depósito para guarda de cenários, ferragens e equipamentos. A Cia também cede ou aluga o espaço para atividades de outros grupos e terceiros.

 

Fotos: Bárbara Ribeiro, Tiago Carneiro e Marcos Coletta

 

Acervo encontrado:

A Cia armazena figurinos, adereços e bonecos em local fechado, arejado e protegido, porém de livre acesso a qualquer pessoa. A organização deste material foi feita em caixas e prateleiras e relacionado em planilha. A Cia se atém mais ao material de uso do que de memória. Quando um espetáculo é desativado, seu cenário/figurino é reaproveitado em outra produção ou descartado. Arquivos de fotos e material gráfico ficam armazenados em pastas e arquivos no escritório, catalogados sem grande precisão. Não há grande acúmulo de material inativo e os locais de depósito se apresentavam limpos e organizados. Vídeos dos espetáculos são gravados em DVDs e no computador, porém não há registro dos primeiros espetáculos. A maioria dos registros atuais é feita com os celulares dos integrantes de forma amadora e organizadas em pastas no computador da produção/comunicação. A clipagem de matérias sobre o grupo é coletada e organizada periodicamente e constitui seu principal acervo memorial. A jornalista Taciana Costa é a responsável pela comunicação e pelo registro das atividades da Cia.

 

A visita do projeto ocorreu entre os dias 08 e 12/02/2017. Foram realizadas entrevistas em vídeo com os integrantes Hamilton Costa, Cristopher Costa, Taciana Costa e Ailton Costa.

 

Cadastre-se em nossa newsletter

E-mail*

Entre em contato

Rua Pitangui, 3613, Bairro Horto
Belo Horizonte - MG - Brasil - CEP.: 31030-065

+55 31 3481-5580

contato@galpaocinehorto.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta das 9h às 22h, sábado das 9h às 17h e domingo das 15h às 21h.
Bilheteria – Aberta sempre 2h antes das apresentações.
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) - segunda a sexta das 14h às 19h

Como Chegar